7 de ago. de 2009

Senador Duque inocenta Sarney

Senador Duque inocenta Sarney
O presidente do Conselho de Ética manda arquivar o resto das representações contra o president do Senado

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Os despachos do presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque, sendo entregues pelo chefe de gabinete do Senador, Zacheu Barbosa à secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra

Fontes: Agência Brasil

Segundo matéria de Ivan Richard, repórter da Agência Brasil, o presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ) mandou entregar lacrado a secretaria geral da Mesa do Senado, um envelope lacrado com os despachos das últimas sete representações.

O teor das decisões não podem ser divulgados, pois é necessária, primeiramente, a distribuição do material para os membros do colegiado e conseqüente publicação no Diário Oficial.

Antes de lacrar o envelope, porém, o funcionário exibiu um dos documentos, que em alta resolução pode se ler claramente que se trata do despacho de arquivamento da representação do PSDB que trata da verba da Petrobras doada a Fundação Sarney. (Veja o documento clicando aqui)

Mas ao que parece o vazamento foi muito maior, pois toda a imprensa já divulga que do despacho secreto consta sete arquivamentos englobando as representações, seguindo o mesmo caminho das outras quatro lidas na última sessão do Conselho de Ética. Assim todos os 11 pedidos de investigações contra Sarney estão suspensos.

Agora, a oposição terá dois dias úteis, a contar da data da publicação do despacho de Paulo Duque no Diário Oficial do Senado, na próxima segunda-feira (10), para recorrer do arquivamento das acusações.

Os opositores do presidente da Casa haviam informados que recorrerão ao plenário do Conselho de Ética e se mesmo assim o arquivamento for mantido, eles levarão a discussão ao plenário do Senado.

Em seus despachos, Paulo Duque nega prosseguimento às acusações por entender que elas não apresentam “indícios consistentes”, que possam levar à abertura de processo de quebra de decoro parlamentar do presidente da Casa. “São ilações que se fundamentam em fragmentárias notícias de jornais”, justificou, como havia feito nas anteriores.

Qualquer tentativa da oposição de transformar as representações em investigações, terá que contar com os três votos do PT, que associado aos democratas e tucanos, fariam maioria na comissão.

Os comentaristas políticos dizem que o PT fará um jogo de cena, deixando que apenas uma das representações seja investigada, para justificar todas as reações e idas e vindas do líder Mercadante.

Mas não se espere grandes aberturas: vão deixar prosseguir a investigação apenas da representação que pede que se investigue o envolvimento de Sarney com os atos secretos, exatamente a acusação mais débil e dificil de enquadrar o presidente do Senado.

Vão fingir que houve investigação, não vão aprovar os requerimentos de ouvir quem possa implicar Sarney e por fim o absolverão, completando a pantomima de o senador foi investigado e nada encontraram que o incriminasse.

A jóia da coroa da investigação, seria o envolvimento da Fundação Sarney e as verbas da Petrobras, que os governistas jamais vão querer investigar.

Depois desse barulho todo Sarney, como Renan serão inocentados, o que de forma alguma significa que sejam inocentes.

Nenhum comentário: