14 de ago. de 2009

Lula receberá Ahmadinejad como um grande aliado

Lula receberá Ahmadinejad como um grande aliado
Nega o holocausto, quer destruir o Estado de Israel, caminha para construir uma bomba atômica, fraudou as eleições que o reelegeu, esmagou a oposição que protestou: um aliado perfeito para o presidente brasileiro

Foto: Reuters

O iraniano visitará o Brasil para agradecer Lula de o ter apoiado pela fraude eleitoral e por ter assassinado os manifestantes que foram as ruas protestar

Fontes: Correio do Minho, Zero Hora, O Globo

O Brasil deverá ser o primeiro país a receber a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em seu segundo mandato, informou ontem o embaixador iraniano em Brasília, Mohsen Shaterzadeh.

O embaixador elogiou a "coragem" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter considerado legítima a reeleição de Ahmadinejah enquanto a comunidade internacional questionava o resultado e, por pelo menos cinco vezes, qualificou o governo israelense como "fascista".

“A posição do presidente Lula é corajosa, independente e soberana", declarou o embaixador iraniano, ao se referir aos comentários do presidente brasileiro de que os protestos populares contra a reeleição de Ahmadinejah eram "demonstrações de quem perdeu" e de que "ninguém" havia discordado desse resultado eleitoral.

"Agradecemos os comentários, que foram baseados em uma visão sincera e realista", completou.

Foto: Arquivo

Protestos no Brasil, antes da primeira viagem cancelada, agora certamente serão maiores

Ninguém sabe o que Lula está pretendendo com essa amizade esdrúxula como o amigo de Hugo Chávez, se é para atender ao amigo venezuelano, se é para se tornar intermediário entre Ahmadinejah e a comunidade internacional.

- Não há no governo brasileiro o debate sobre o reconhecimento da legitimidade da reeleição do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, (hic) falando em nome do governo brasileiro.

Foto: Vahid Salemi/AP

Protestos em várias partes do mundo, contra as eleições fraudadas de Ahmadinejad

Ele acrescentou que o governo brasileiro espera para este ano a visita do líder iraniano. A reeleição de Ahmadinejad, que tomou posse do segundo mandato na quarta-feira, foi questionada por parte da comunidade internacional depois que a oposição afirmou que houve fraude no pleito.

Lula sempre dá atenção especial a Ahmadinejad quando o encontra em eventos internacionais

Proeminentes políticos moderados acusaram o governo iraniano de ter fraudado a eleição e já afirmaram que o próximo mandato de Ahmadinejad é "ilegal".

A primeira-ministra (chanceler) alemã, Angela Merkel, resumiu nesta terça-feira a posição de alguns países ocidentais.

"Diante das circunstâncias da controversa reeleição, a chanceler não escreveu, como é de praxe, a costumeira carta de congratulações", disse um porta-voz do governo alemão.

França, Estados Unidos e Grã-Bretanha também informaram que adotaram postura semelhante.

O Brasil, no entanto, sinalizou que pretende continuar o movimento de aproximação a Ahmadinejad.

"Estamos na expectativa de que se configure a visita do presidente do Irã aqui, até porque acreditamos que será uma excelente ocasião de o Brasil transmitir uma série de opiniões, particularmente no que diz respeito ao programa nuclear iraniano", destacou Garcia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se manifestou favorável ao desenvolvimento do programa nuclear iraniano com fins pacíficos.

De uma forma ou de outra é um embaraço para o Brasil, abrigar e apoiar um facínora dessa envergadura.

Nenhum comentário: