4 de ago. de 2009

Bill Clinton consegue libertar jornalistas na Coréia

Bill Clinton consegue libertar jornalistas na Coréia

Foto: Korean Central News Agency

Clinton posando ao lado de Kim Jong Il

Fontes: The New York Times, Portal UOL

Clinton fez uma visita inesperada à Coréia do Norte nesta terça-feira para tentar obter a libertação das duas jornalistas, o que alguns consideraram uma “missão impossível”, em uma ação que as autoridades dos EUA classificaram como uma "iniciativa particular" de caráter humanitário.

Para surpresa geral, após conversar com o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o líder da Coréia do Norte, Kim Jong Il, ordenou a libertação das jornalistas coreana-americana Euna Lee e a sino-americana Laura Ling que cumpriam penas de 12 anos de trabalho forçado por supostamente terem entrado de modo ilegal no país.

Foto: Arquivo

A coreana-americana Euna Lee e a sino-americana Laura Ling, (fotos) jornalistas da Current TV, co-fundada pelo vice-presidente do governo Clinton, Al Gore, foram presas em março deste ano na fronteira da Coréia do Norte com a China, onde gravavam imagens para um documentário sobre o tráfico de mulheres refugiadas norte-coreanas.

O tribunal encarregado as condenou a 12 anos de "reeducação pelo trabalho" por terem entrar ilegalmente no país e por serem "propensas a difamação."

Esta é a segunda vez que um ex-presidente dos EUA se dirige à Coréia do Norte para tentar desarmar uma crise. O ex-presidente Jimmi Carter esteve lá em 1994 quando as tensões estavam elevadas por causa do programa de armas nucleares do país.

Analistas afirmam que, além de mediar à libertação das jornalistas, Clinton poderia ainda tentar avançar na negociação sobre as ambições nucleares norte-coreanas.

Kim Jong-Il, de saúde frágil, diabético, cardíaco e convalescente de um derrame sofrido ano passado, estaria disposto a melhorar as relações com os Estados Unidos, à medida que se prepara para nomear seu terceiro filho, Kim Jong-un , para assumir o poder no país.

Clinton retorna com as jornalistas
Atualização

Fotos: Zhang Binyang/Xinhua, via Associated Press


O ex-presidente americano, Bill Clinton, já partiu de Pyongyang, a capital, da Coréia do Norte com destino a Los Angeles, trazendo as duas jornalistas americanas Laura Ling, 32, e Euna Lee, 36, de volta para casa.


Nenhum comentário: