CHILE: Contagem regressiva para liberar mineiros
CHILE Contagem regressiva para liberar mineiros Ao que parece está tudo pronto para a partir das primeiras horas da quarta-feira serem içados os primeiros dos 33 mineiros que estão presos na Mina San Jose, em Copiapó, Chile.
Foto: Getty Images Postado por Toinho de Passira Todas as previsões indicam que as equipes de resgate vão começar na madrugada de quarta-feira a libertar os 32 chilenos e um boliviano, presos há mais de dois meses nas profundezas da mina San José, no Chile. O grupo está retido lá embaixo desde 5 de agosto, quando um desabamento numa galeria impediu que eles voltassem a superfície. Durante 17 dias, temeu-se que todos estivessem mortos, até que uma sonda os localizou. A operação de resgate comove os chilenos desde então. A cápsula “Fenix” projetada especialmente para este fim já foi testada, tendo descido sem contratempos quase todo o duto que será usado para tirar os mineiros. A retirada do grupo foi marcada para começar à 0h de quarta-feira, a operação pode durar 48 horas. Cada trabalhador será içado de uma vez. Quatro técnicos inclusive dois enfermeiros descerão até o fundo da mina para orientar os mineiros na volta à superfície. Na manhã desta segunda-feira, os técnicos terminaram de reforçar, com um revestimento metálico, parte do túnel, que tem um total de 625 metros. Paralelamente ao resgate, os técnicos devem continuar perfurando um segundo poço, com uma sonda petrolífera, para ser usado caso haja problema na retirada com a cápsula "Fênix". A escavação de um terceiro poço foi suspensa. Num país que ainda se recupera do devastador terremoto de fevereiro, os chilenos explodiram em celebração no país inteiro ao receberem, no sábado, a notícia de que uma das sondas havia chegado até os mineiros. Foto: Associated Press Na segunda-feira, mais parentes de mineiros chegavam ao ‘Acampamento Esperança’, que se formou nos últimos meses junto à boca da mina. O clima é de grande expectativa e otimismo.
Eles farão o trajeto, em 45 minutos, com trajes especiais, confeccionados com tecidos que absorvem umidade e transpiração, além de um cinto especial para que possam ser monitorados pela equipe de superfície que registrará frequência cardíaca e sanguínea e pressão arterial. Uma das preocupações com os mineiros é a visão, principalmente aqueles que forem içados durante o dia. Há tantos dias sem ver a luz do sol, eles terão que receberem óculos escuros especiais, para se adaptarem a luminosidade do mundo exterior. Conforme forem sendo resgatados, os mineiros passarão por exames médicos no próprio acampamento. Depois, vão se reunir com seus parentes, e depois serão levados de helicóptero para um hospital na cidade de Copiapó. A previsão é que eles recebam alta, após 48 horas de observações. Foto: Associated Press Mais de mil jornalistas são esperados na cobertura do resgate do grupo. Só a rede britânica BBC mandou uma equipe com 25 profissionais para o deserto do Atacama. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário