CHINA: Mulher do Nobel da Paz está em prisão domiciliar
CHINA Mulher do Nobel da Paz está em prisão domiciliar A imprensa da China mantém total silencio sobre o premio recebido por Liu Xiaobo e o governo chinês pôs sob prisão domiciliar, Liu Xia, sua esposa. Xia além de estar proibida de sair de seu apartamento em Pequim recebeu ordens de não falar com a imprensa, cortaram inclusive os seus telefontes, após ter visito o marido preso no sábado. Durante o domingo ela conseguiu enviar mensagens via Twitter.
Foto: Reuters Postado por Toinho de Passira O governo chinês acirrou a censura aos meios de comunicação desde que o Prêmio Nobel da Paz foi concedido ao intelectual e dissidente chinês Liu Xiaobo, que se encontra preso e condenado a 11 anos por ter se declarado a favor de liberdades democráticas para a China. Nenhum jornal, revista, agência de notícias, rádio ou televisão do país mencionou até hoje a distinção recebida pelo seu concidadão enquanto continuam os cortes em redes internacionais, como "CNN" e "BBC", quando se menciona o prêmio. O bloqueio também se estende na internet: a busca das palavras "Liu Xiaobo" bloqueiam o servidor e se impede o acesso às notícias internacionais sobre o Nobel da Paz. Não estão livres os portais e foros de opinião mais populares da China, onde os administradores eliminam rapidamente qualquer menção ao dissidente premiado. As notícias que se tem sobre o tema é que Liu Xia, a mulher de Liu Xiaobo, está em prisão domiciliar em Pequim e foi proibida de falar com amigos e com a mídia. Foto: Getty Images Liu Xia visitou o marido na prisão, no sábado, ocasião em que disse a Liu Xiaobo que ganhou o prémio atribuído pela academia sueca. Foto: Associated Press O advogado de Liu Xiaobo, Shang Baojun, citado pela CNN, disse que irá tentar libertar o dissidente ganhador do Nobel da Paz deste ano, está preso a cerca de 500 quilômetros a nordeste de Pequim - mas admite que acha difícil que isso venha a acontecer. Foto: Associated Press O ativista preso Liu Xiaobo chorou ao saber que foi agraciado com o Nobel da Paz e dedicou o prêmio aos "mártires da Praça da Paz Celestial", em referência ao massacre de estudantes que pediam reformas democráticas na China cometido pelo Exército do país, em 1989. |
Um comentário:
Quando eu vi a manchete dizendo sobre prisao domiciliar do Nobel da Paz, pensei que fosse a primeira Muda/Inutil, pois, nao era Bebum que iria ganhar o Nobel da Paz.
Postar um comentário