30 de set. de 2013

Cirurgiões chineses montam 'nariz' artificial na testa de paciente com mutilação facia

CHINA – Medicina
Cirurgiões chineses montam 'nariz' artificial
na testa de paciente com mutilação facial
Jovem teve cartilagem do nariz corroída por infecção depois de acidente, para ajudá-lo, cirurgiões criaram um novo nariz, esculpido tridimensionalmente, com pele da fronte e cartilagem das costelas, com o intuito de utilizá-lo para recompor a face do paciente

Foto: Associated Press

Modesto, o cirurgião disse que não esperava tanta repercussão do caso.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: G1, China Org CN, De.Nachrichten , Yahoo, Japan Times, Wahington Post

A imagem de um chines com um nariz na testa parecendo uma montagem de photoshop correu o mundo, nesta segunda-feira. As agências de notícias atestaram que a imagem verdadeira era o resultado de um implante feito pelo cirurgião Guo Zhihui, do Fujian Medical University Union Hospital, na China, para tentar resolver um problema da amputação facial de um paciente.

No ano passado, Xiao Lian, 22 anos, teve seu nariz mutilado, depois de um grave acidente. Os médicos tentando resolver o problema do paciente decidiram pelo implante na fronte do paciente utilizando fragmentos de cartilagem das costelas do paciente e colocando-os sob tecidos cutâneos em forma de nariz, que será utilizado na recomposição da amputação facial.

Xiao Lian está cada vez mais feliz, observando seu futuro nariz tomando forma em sua testa, durante os últimos nove meses, como se fosse um bebê nariz.

cirurgião Guo Zhihui disse numa entrevista que ele a a equipe, "Estavam apenas interessados em ajudar o homem e não esperava que isso teria tanta repercursão”.

O nariz novo sera colocado na posição original, assim que os médicos acharem segura a cirurgia. Guo explicou que planeja cortar o nariz da testa, deixando uma seção da pele ainda conectada e então girar e colocá-lo em posição durante um procedimento mais tarde.

Cirurgiões anteriormente utilizaram cartilagem para ajudar a reconstruir narizes, e estão experimentando reconstituições com células-tronco em outras partes do corpo, mas este é o primeiro caso conhecido de construção de um nariz na testa.

Alexander Seifalian, um professor de nanotecnologia e medicina regenerativa da Universidade de Londres, que já trabalhou em transplantes utilizando células-tronco, disse colocar o enxerto de nariz na testa faz sentido, porque a pele tem a mesma "estrutura e textura", como a de um nariz.

No entanto, ele disse que não ficou claro por isso a equipe chinesa construiu o nariz na testa, e não em sua posição correta. Um enxerto de nariz cultivado a partir de células-tronco estaria preparado em outra parte do corpo primeiro, mas esta operação usando cartilagem existente, “poderia ter sido feita sobre o próprio local do nariz e não na testa”. "Não sei por que colocaram lá."

No entanto, Seifalian observou que estava falando apenas pelo que havia sido publicado na mídia, sem acesso ao caso de forma científica. Algums peculiaridade que não foi ainda divulgada poderia justificar o procedimento inusitado.

Guo, o cirurgião chines, disse que o novo nariz será girado para a posição e enxertado, sem ser totalmente desligado dos vasos que atualmente o irrigam. Esperam que a partir daí, sejam naturalmente desenvolvidos novos vasos sanguíneos, para que a cirurgia, ainda sem data marcada, seja um sucesso.

Foto: Stringer/Reuters

Xiao Lian, feliz com o seu novo nariz, que em breve ocupará o lugar devido

Nenhum comentário: