17 de set de 2013

Foi um sucesso a operação para colocar o navio Costa Concordia na posição vertical

ITALIA - Acidente Maritímo – Engenharia
Foi um sucesso a operação para colocar
o navio Costa Concordia na posição vertical
Aplausos, abraços e lágrimas quando a operação foi concluída e o Concordia foi posto na horizontal. Emoção dos engenheiros e técnicos enquanto as embarcações que participaram do resgate acionavam as sirenes comemorando

Foto: AFP/Getty Images

Quatro momentos da operação

Postado por Toinho de Passira
Fontes:  Reuters, NBC News, Corriere della Sera, BBC Brasil, Público

Equipes de resgate na ilha italiana de Giglio ergueram o navio de cruzeiro Costa Concordia nesta terça-feira, completando um dos mais complexos e caros projetos de recuperação de naufrágios em todos os tempos.

Em uma operação com 19 horas de duração, que terminou às 4h da manhã (23h de segunda-feira em Brasília), o navio de 114,5 mil toneladas foi endireitado por uma série de enormes cabos e deixado em repouso sobre plataformas submarinas artificias instaladas no leito rochoso do mar.

O sucesso da operação foi anunciado em um breve comunicado pelo chefe da Autoridade de Proteção Civil, Franco Gabrielli, enquanto dezenas de moradores, que viveram com os destroços da embarcação por mais de um ano, comemoraram com as equipes de salvamento.

Foto: Andrew Medichini/AP


Foto: Marco Secchi/Getty Images

A parte que estava submersa ressurge, danificada e enferrujada

"Acho que toda a equipe está orgulhosa do que alcançou. Muita gente disse que não poderia ser feito", disse Nick Sloane, engenheiro sul-africano que participou da coordenação da operação.

O Concordia, um navio de 290 metros de comprimento que transportava mais de 4.000 passageiros e tripulantes, bateu e tombou na costa italiana, matando 32 pessoas, em 13 de janeiro de 2012. O navio chegou muito perto de terra e atingiu rochas pontiagudas, que fizeram um rasgo no casco da embarcação.

A operação de resgate tem um custo estimado em mais de 600 milhões de euros (795 milhões de dólares) --valor superior a metade do prejuízo coberto por seguros, que ultrapassou 1,1 bilhão de dólares.

Foto: Tony Gentile/Reuters

Agora o desafio é fazê-lo flutuar até o local do desmanche


Veja no vídeo da BBC Brasil, uma animação mostrando, em um minuto, a operação de resgaste que durou 19 horas


Leia mais no “thepassiranews”:
Começou nesta segunda, operação para erguer o navio Costa Concordia

Leia tudo que foi publicado no “thepassiranews” sobre o Costa Concordia

Nenhum comentário: