7 de jul. de 2013

Hugo Chávez torna-se nome de rua em Moscou

RÚSSIA – VENEZUELA- Homenagem
Hugo Chávez torna-se nome de rua em Moscou
A prefeitura de Moscou homenageou o presidente venezuelano falecido, por sua ligação com o povo russo, segundo nota do governo venezuelano

Foto: Stringer/Reuters


Foto: Prensa Oficial Venezuela


Foto: Prensa Oficial Venezuela


Fotos da cerimonia que teve até música latina e um grupo improvisado de chavistas

Postado por Toinho de Passira
Fontes:   The Moscou Times, UPI, The Wall Street Journal, Cuba Debate, Blog do Nicola Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, participou, junto a autoridades municipais moscovitas, da inauguração da denominação de uma rua da capital russa, com o nome do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez, morto em março do ano passado, vítima de câncer.

A página oficial do governo venezuelano, apesar de não mencionar a presença do prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, fez questão de registrar o prestigioso comparecimento de Igor Ivanovich Sechin, 53 anos, um dos importantes conselheiros do presidente russo, Vladimir Putin, muitas vezes citado pela imprensa russa como "Darth Vader, o assustador vilão da saga de “Guerra das Estrelas”.

Ivanovich é constantemente acusado de corrupção e de ser contrabandista de armas, já foi vice-presidente da Rússia, é atualmente o presidente executivo da poderosa Rosneft, a estatal petrolífera russa. Consta que foi dele a ideia de nomear a rua com o nome de Chávez, imediatamente acatada pelas autoridades moscovitas.

Falando na cerimônia, o presidente venezuelano, Maduro disse que Chávez tinha visitado a capital russa pelo menos 10 vezes, durante seus 14 anos no poder.

“Ele nunca me senti como um estranho em Moscou”. Agradeço por este presente", disse Maduro, que havia chegado a Moscou na segunda-feira, 01, para uma visita de dois dias.

A rua foco da homenagem faz parte de um complexo de novas ruas do plano de reurbanização de Moscou, anteriormente, sem nome, referida como rua projetada 5509.

A Rua Hugo Chávez fica na região noroeste da cidade, contígua a uma das principais avenidas de Moscou, tem 170 metros de extensão, é ladeado por um parque, residências e um hotel.

Vai se transformar num ponto de referência para turistas latinos. Ninguém consultou, porém os moradores. Será que eles estão satisfeitos em morar na Rua Hugo Chávez?

Foto: Olga Razumovskaya/Wall Street Journal

Não vai ser fácil, aos venezuelanos encontrar a rua Hugo Chávez pela placa, (foto acima) escrita no alfabeto cirílico, usado pelos russos

Nenhum comentário: