5 de mai. de 2012

Sarkozy avança mas Hollande mantém dianteira

FRANÇA – ELEIÇÕES 2012
Sarkozy avança mas Hollande mantém dianteira
As pesquisas de opinião francesa, constatam que em uma semana Hollande perdeu seis pontos percentuais para Sarkozy, a diferença entre os dois que já foi de 12% caí para apenas 4 pontos percentuais. Há ainda muitos eleitores indecisos, em número suficiente de mudar a história da eleição francesa e barrar a vitória, tida como certa, do socialista François Hollande. Poucos acreditam numa virada do marido de Carla Bruni, mas, como no futebol, o resultado só está garantido quando o juiz aponta o centro do campo dando por encerrada a partida.

Foto: Getty Images

Partidários de Hollande conduzem cartazes do esquerdista que pode estar a um dia de se tornar o primeiro socialista a vencer as eleições presidenciais na França desde 1988.

Postado por Toinho de Passira
Fontes:The New York Times, O Globo, Reuters

Na véspera das eleições presidenciais francesas, a batalha pelo comando da quinta maior economia mundial se volta agora para um grupo determinante: os 15% de eleitores indecisos. Todos os caminhos sugerem uma vitória do socialista François Hollande contra o atual presidente Nicolas Sarkozy, da UMP. Mas com a última sondagem da última sexta-feira indicando uma diferença de apenas quatro pontos percentuais entre os dois — a menor desde o início da corrida —, alguns observadores, como Marco Incerti, do Centro de Estudos de Política Europeia, em Bruxelas, não descartam uma surpresa impulsionada pelos que ainda não definiram o voto.

— Não se deve assumir que a vitória de Hollande é certa. Eu acho que ele vai ganhar, mas a diferença entre os dois diminuiu. Surpresas não podem ser descartadas — alerta.

Incerti não exclui também a possibilidade de que Hollande seja eleito presidente agora e seus rivais da direita vençam as eleições legislativas de junho — o que forçaria o novo presidente a uma espécie de consenso com a direita, dificultando a implementação de planos mais ousados da esquerda socialista.

Sarkozy precisa desesperadamente de 80% dos votos dos eleitores de Marine Le Pen — a líder da extrema-direita que conquistou mais de 18% do eleitorado no primeiro turno. O presidente-candidato também luta por pelo menos 50% dos votos de François Bayrou, líder do único partido de centro na França, o MoDem. Mas levou uma bordoada dos dois nesta semana crucial de campanha.

Le Pen anunciou que vai votar em branco — um gesto que, segundo os analistas, tem a intenção de fazer implodir a direita tradicional para aumentar suas chances nas próximas eleições. E Bayrou anunciou que, “em nome dos valores” da França, vai votar com a esquerda, ou seja, em Hollande. Bayrou disse que não pode apoiar a “corrida para a extrema-direita” do presidente.

Como a maior parte dos indecisos é de eleitores de Le Pen e Bayrou, Sarkozy é colocado numa missão perigosa. Além disso, no debate de três horas entre Hollande e Sarkozy, na quarta-feira, o socialista passou no seu grande teste. Antes chamado pelos críticos de “pudim francês” — mole no discurso e nas ideias — ele se mostrou ofensivo e firme diante de um Sarkozy surpreendentemente na defensiva. Pascal Perrineau, diretor do Centro de Estudos da Vida Política Francesa (Cevipof), em Paris, não descarta surpresas:

— As linhas ainda podem se mover, e não se devem descartar elementos de surpresa — opinou.

Foto: Getty Images

Sarkozy correndo em busca dos eleitores da extrema direita e dos indecisos, até o último minuto da campanha

As últimas oito sondagens publicadas na quinta e sexta-feira dão vitória para Hollande. Mas três delas mostram que a diferença entre os dois diminuiu para cinco pontos percentuais — 52,5% para Hollande contra 47,5% para Sarkozy — e numa, do Ifop para a “Paris Match”, para apenas quatro pontos, 52% a 48%. Na pesquisa da Ipsos para o jornal “Le Monde”, Hollande perdeu 0,5 ponto na última semana. Já na sondagem da BVA para o “Le Parisien”, Sarkozy subiu um ponto, enquanto a Opinion Way, para o conservador “Le Figaro”, anuncia que Sarkozy subiu 1,5 ponto. O “Le Monde” estima que 54% dos eleitores de Marine Le Pen vão votar em Sarkozy (ele precisa de 80%) e 15%, em Hollande. Já os partidários de Bayrou estariam divididos: 38% com Sarkozy e 30% com Hollande. François Hollande continua a recuar e Nicolas Sarkozy, a avançar nas intenções de voto para o segundo turno das eleições presidenciais na França. A dois dias da votação, a diferença entre os dois é de 4 pontos percentuais a favor do candidato socialista, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela revista “Paris Match”. A diferença os coloca dentro da margem de erro.

Foto: Thomas Coex/Agence France-Presse — Getty Images

Marine Le Pen, diante da estatua equestre de Joana D’Arc, recusando oficialmente a apoiar Sarkozy. Ele precisa que 80% dos eleitores que votarem nela no primeiro turno, a desobedecem e votem nele amanhã, dia 6.

Nicolas Sarkozy está correndo contra o tempo e contra as evidências para conseguir a reeleição presidencial no próximo domingo.

A campanha eleitoral se encerra oficialmente à meia-noite desta sexta-feira na França e uma nova pesquisa de opinião deve ser então publicada. Para as últimas horas de propaganda, Sarkozy programou uma agenda apertada, com entrevista a uma rádio e eventos pelo país. Já Hollande marcou discursos e um comício final.

— Acho que nenhum francês tem vontade de que a França se encontre na mesma situação que a da Espanha hoje, depois de sete anos de um governo socialista. Olhem para a Espanha, vocês querem essa situação? A questão não é meter medo, a questão é olhar o outro lado da nossa fronteira. A Espanha abandonou sua disciplina, fez as reformas que tinha que fazer, a Espanha contratou funcionários. Quem paga isso? Os 375 mil desempregados que surgiram nos últimos dois meses — atacou Sarkozy em entrevista à rádio Europe 1, em que também afirmou que, se for reeleito, vai formar um novo governo em 48 horas.


Nenhum comentário: