Executiva nacional do PT cassou vitória de João da Costa
PERNAMBUCO – Eleições 2012 Executiva nacional do PT cassou vitória de João da Costa A Executiva Nacional do PT decidiu anular nesta quinta às prévias realizadas no último domingo (20) pelo Diretório Municipal do Recife. Os dirigentes petistas garfaram a vitória do atual prefeito João da Costa, alegando irregularidades na realização da consulta. Foi marcada nova prévia para fazer o candidato derrotado Maurício Rands, ganhar de qualquer maneira. Nos bastidores dizem que a manobra visa atender Eduardo Campos, que só aceita Rands, (Por coincidência primo de Renata Campos, mulher do governador) como o candidato dos petistas em Recife. A chapa esquenta, pois, Campos ameaça retirar o apoio do PSB a Fernando Haddad em São Paulo, se não for atendido Charge de HUMBERTO – publicada no Jornal do Comércio - 22/05/2012 Postado por Toinho de Passira A executiva nacional do PT anulou, nesta quinta-feira, 24, a prévia do partido ocorrida no Recife, por dez votos a três, a executiva nacional do PT decidiu, preparar outra disputa interna com os mesmos pré-candidatos, no próximo dia 3 de junho. Segundo o Diário de Pernambuco os dois pré-candidatos, João da Costa e Maurício Rands, saíram do encontro insatisfeitos, cada um com meia vitória e meia derrota. João da Costa esperava sair de São Paulo, onde o encontro ocorreu, com a confirmação do resultado obtido nas urnas, que lhe garantiu 553 votos de diferença sobre o adversário. Não conseguiu, mas ganhou sobrevida porque a direção petista desistiu de usar o termo “fraude”, substituindo por “irregularidades”. Rands, por sua vez, conseguiu invalidar a prévia, mas esperava ser escolhido como pré-candidato ontem mesmo. O debate entre os petistas foi longo e desgastante. Começou à tarde e terminou no início da noite com a presença de apenas 13 dos 21 integrantes da executiva. Mas nenhum dos pré-candidatos saiu vencedor. Na reunião, valeu a palavra dos observadores que vieram ao Recife no último domingo - o secretário geral e de organização nacional do PT, respectivamente Elói Pietá e Paulo Frateschi.
Segundo avaliação feita por outros petistas, em reserva, ambos entenderam que seria muito traumático “sacar” o prefeito da disputa e indicar Rands como candidato após a realização das prévias. Analisaram que essa decisão iria ferir os militantes que foram às urnas de forma espontânea e abalar muito imagem da legenda, porque o prefeito petista iria ficar maculado como “fraudador”.
Por trás desse imbróglio “há, porém, mais coisas do que supõe nossa vã filosofia.” A Executiva Nacional do PT, sob inspiração do ex-presidente Lula e José Dirceu, garfaram o petista João da Costa, para facilitar a vida da frágil candidatura de Fernando Haddad, a Prefeito de São Paulo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário