22 de mai. de 2012

PREVIAS DO PT NO RECIFE: fraudes, liminares e sopapos

PERNAMBUCO – Eleições 2012
PREVIAS DO PT NO RECIFE: fraudes, liminares e sopapos
Os petistas reuniram-se, no domingo, 20, para escolher quem será o candidato a Prefeito do Recife no pleito de outubro. Como toda festa petista, imperou a baixaria: vaias, agressões físicas e verbais, guerra de liminares e suspeitas de fraudes, pontuaram o evento. O prefeito João da Costa ganhou com 51,9% dos votos. O candidato derrotado, Maurício Rands, tinha os apoios do ex-presidente Lula e o mensaleiro José Dirceu. Mas o resultado ainda não é oficial, o pessoal da facção “Construindo um Novo Brasil”, tentará anular, ou mudar, o resultado da prévia, na Executiva Nacional e à Comissão de Ética do partido, onde são maioria. Ninguém sabe onde essa zorra vai acabar.

Foto: Hans Von Manteuffel/O Globo

AUTÊNICO PETISTA - João da Costa, prefeito de Recife, acusado, pela ala do PT derrotado, de ter mentido e faltado com a ética, para ganhar a prévia. Estão estranhando o quê?

Postado por Toinho de Passira
Fontes: G1, O Globo, Terra, Diário de Pernambuco

No último domingo (20), os filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) no Recife foram às urnas para escolher entre dois possíveis candidatos às eleições municipais: João da Costa e Maurício Rands. Mas desde a sexta-feira (18), a prévia do PT tem sido alvo de confusões. Várias liminares foram expedidas em relação à prévia. As duas candidaturas recorreram à Justiça.

O PT do Recife tem aproximadamente 33 mil filiados, dos quais 20.131 estavam aptos a votar, aqueles filiados há mais de um ano e em dia com as obrigações financeiras, segundo o Diretório Nacional do partido.

Na noite de sexta-feira (18), a executiva nacional do PT determinou a votação em separado, na qual os filiados que tinham feito a quitação até o dia 5 de maio, em pagamento individual, votariam em urna eletrônica - seriam 20.131 pessoas. Os demais, cerca de 13 mil pessoas, que teriam quitado o débito com o partido até o dia 10 de maio, de forma coletiva, teriam que votar em urnas separadas, normais, na sede do partido, e não nas zonas eleitorais, como os outros filiados.

Dessa forma, seria possível saber, após o término da votação, a aptidão de cada um desses filiados antes de computar seus votos.

As suspeitas é de que o atual prefeito do Recife tenha arrebanhado e financiado o pagamento desses 13 mil votantes, que pagaram coletivamente as mensalidades em atraso, devidas ao partido, uma espécie de abuso do poder econômico.

Na tarde do sábado (19), a chapa de João da Costa acionou a Justiça comum para que a votação acontecesse de forma conjunta. O juiz Nilson Nery, da 1ª Vara do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), expediu uma medida cautelar, às 16h40, acatando o requerimento e determinando que todos os filiados votassem na urna eletrônica, incluídos em uma lista única.

Foto: João Carlos Mazella / FotoArena / Agência O Globo

FESTA PETISTA - Policial tenta controlar confusão entre militantes do PT numa das zonas de votação da prévia. Em alguns locais de votação, houve briga entre petistas das facções concorrentes.

Na madrugada do domingo (20), pouco depois da meia-noite, o presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, recebeu na portaria de seu prédio um mandado de segurança da chapa de Maurício Rands requerendo que a decisão da executiva nacional do PT fosse respeitada. Por volta das 7h, o desembargador deu parecer favorável, voltando a votação em separado dos filiados, orientando que quem teve o débito quitado coletivamente depois de 5 de maio votasse em urnas à parte, instaladas no diretório municipal.

Ainda na manhã do domingo, o desembargador Jovaldo Nunes expediu uma nova liminar recuando da decisão. O argumento foi de que não havia mais condições operacionais de efetuar a votação em separado. Evitando o cancelamento das prévias, o desembargador determinou que a votação fosse feita de forma conjunta, mas que o resultado obtido nas urnas não fosse divulgado até que a situação de cada um dos filiados fosse verificada.

A chapa de João da Costa acionou novamente o TJPE, na tarde do domingo, para que fosse permitida a divulgação do resultado, com a comprovação do pagamento coletivo. O desembargador de plantão, Francisco Tenório dos Santos, manteve a decisão de Jovaldo Nunes, mas permitiu, por questões de transparência, a divulgação do resultado.

Assim, extraoficialmente, os números apontam para uma vitória de João da Costa, que com 51,9% dos votos, 600 a mais que Maurício Rands, secretário estadual de Governo e também pré-candidato na disputa.

Na verdade, a coisa cheirou tão mal, que os dirigentes partidários que aqui estavam para acompanhar a realização da prévia, decidiram que os números da votação não serão oficialmente divulgados até que a Executiva Nacional e à Comissão de Ética do partido analisem a situação dos filiados que votaram, o que deverá acontecer no próximo dia 28.

O secretário-geral do PT, Eloy Pietá, disse que a prévia “fugiu às regras e costumes do partido”, e que vai propor à direção nacional uma auditoria para analisar o resultado do pleito. Pietá é da “Construindo um Novo Brasil”, o novo nome do antigo “Campo Majoritário”, corrente do partido liderada José Dirceu e sua turma, que deu suporte à candidatura do deputado Maurício Rands, que também era apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As novidades nessa notícia é que ainda há quem estranhe essa balburdia, arrancas rabos, falta de educação e sacanagem generalizada nessas prévias petistas. A outra, mais surpreendente é que o Partido dos Trabalhadores, o ninho do mensaleiros, tem uma Comissão de Ética, que vai apurar se algum petista mentiu!

Foto: João Carlos Mazella / FotoArena / Agência O Globo

CARA DE PERDEDOR - A derrota do candidato Maurício Rands é também um tropeço do senador Humberto Costa, auto-pretenso candidato a governador de Pernambuco, em 2014.


Nenhum comentário: