2 de mar. de 2010

PANGEA: O terremoto e os tsunamis no Chile deixam 795 mortos

PANGEA
O terremoto e os tsunamis no Chile deixam 795 mortos
Depois de sacudido por um terremoto de magnitude 8,8 na madrugada de sábado, que ocasionou devastação em uma ampla região do centro e sul do país, foi atingido por vários tsunamis em várias cidades costeiras, sem que as populações tivessem aviso de alarmes de ondas gigantes de até dez metros, que acabaram varrendo a região.

Foto: Ivan Alvarado/Reuters

Caixões, doados pela prefeitura, aguardam os corpos das vítimas do terremoto, diante de uma funerária, em Constitución

Fontes: Reuters, BBC Brasil, O Globo, G1

A região de Maule, no centro do Chile, atingida por tsunamis após o terremoto de magnitude 8,8 que afetou o país no último sábado, registra pelo menos 586 mortos e concentra, até agora, o maior número de vítimas fatais do desastre, que já chegou a 795 em todo o país.

Entretanto, segundo as autoridades chilenas, é cedo para dizer se as ondas gigantescas, que teriam superado os 18 metros, foram mais arrasadoras do que os tremores de terra, já que essa avaliação só será possível depois do fim dos resgates.

Infelizmente a perspectiva é que o número de vítimas fatais vai subir assustadoramente, pois só agora as equipes de resgates estão chegando a algumas áreas e constando os óbitos, com retiradas de corpos debaixo dos escombros.

Foto: Reuters

Impressiona a força da onda que amontou os veículos e residências, no centro de Dichato, Chile

O próprio Ministro da Defesa chileno, Francisco Vidal, disse que a Marinha errou em não ter feito o correspondente anúncio de Tsunami, alertando as populações a procurarem locais mais elevados e longe do litoral.

Foto: Associated Press

As redes de televisões americanas levaram um drible da natureza. Colocaram dezenas de câmeras na costa do Havaí esperando filmar ao vivo o Tsunami que não veio.

Os americanos ficaram diante da televisão durante toda a tarde assistindo o mar do Havaí, ao vivo, enquanto comentaristas da CNN viam em qualquer marola a possibilidade do mar começar a ficar agitado e aparecer uma onda gigante, que felizmente não veio, como em outras ocasiões quando da ocorrência de terremotos na região.

Foto: Associated Press

Em diversas cidades chilenas, depois do grave desastre natural, houve um descontrole da ordem pública. No domingo Exército tentava restaurar a ordem em Concepción. A cidade foi uma das mais atingidas pelo tremor e palco de saques feitos por quem tenta garantir o que comer.

Foto: Reuters

Um toque de recolher foi imposto às 21h de domingo, mas não houve obediência imediata da população. Muitas pessoas carregavam livremente bens retirados de supermercados e lojas do centro.

Foto: Reuters

O Exército não poupou energia para controlar os saqueadores

Foi somente por volta das 22h que a polícia começou a rondar, anunciando o toque de recolher em alto-falante e abordando os transeuntes.

Nos bairros residenciais, moradores fizeram trincheiras na entrada das ruas para se proteger de possíveis saques.

Durante o toque de recolher, 160 pessoas foram detidas, e um homem foi morto por disparo de arma de fogo.

Às 7h de ontem, a fila de carros para comprar combustível num posto fora da cidade chegou a 1 km. No centro, a polícia coordenava a venda e havia limite de 20 litros por pessoa.

Foto: Reuters

Pela manhã, a polícia não conseguia deter saques e usou gás lacrimogêneo contra dezenas de pessoas que tentavam saquear um supermercado. No confronto, os saqueadores atearam fogo ao prédio e a uma loja de departamentos vizinha.

Os bombeiros resgataram uma pessoa em chamas do interior do complexo comercial.

Foto: Associated Press

Saqueador posto para andar algemado e de costas, na atuação do exercito em Concepción

"Aqui estão saqueando inclusive os quartéis", disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Concepción, Jaime Jara. Segundo ele, os vândalos buscavam água e gasolina. A corporação deixou de atender emergências enquanto a segurança das instalações era revista.

"Compreendemos que as pessoas precisam comer, mas saquear hospitais e consultórios... O que faremos para atender nossa gente?", disse Jara.

À tarde, a presidente chilena, Michelle Bachelet - que classificou o terremoto como uma "enorme catástrofe"- anunciou a mobilização de 7.000 soldados, que chegarão hoje à região. Segundo ela, eles irão se somar aos mais de mil militares que já estão na cidade.

Foto: Associated Press

Os escombros da magnífica ponte sobre o Rio Claro é o símbolo do tamanho do desastre que se abateu sobre o país

Enquanto as forças de segurança tentam restaurar a ordem em Concepción, continuam as buscas por sobreviventes em meio aos escombros de prédios que desabaram.

Equipes de resgate conseguiram ouvir o som feito por pessoas presas num edifício de 70 apartamentos, que ruiu com o tremor. Os trabalhos de perfuração das paredes tiveram início imediatamente. Bombeiros conseguiram tirar dos escombros 25 pessoas e nove corpos.

Foto: Reuters

Concepción, a segunda maior cidade chilena, continuava sem eletricidade. Água era um item escasso - a população recolhia o líquido de uma fonte usando baldes e garrafas.

Foto: Associated Press

A força da onda gigante pôs os barcos no meio da cidade de Talchuano

Um pequeno avião que se dirigia à cidade para verificar o estado de albergues caiu, matando os seis tripulantes.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ontem a Santiago para se reunir com sua colega chilena, Michelle Bachelet, dois dias depois do terremoto que atingiu as regiões centrais e sul do Chile.

Lula chegou à capital chilena junto com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, após comparecerem em Montevidéu à posse de José Mujica como presidente do Uruguai. Lula foi o primeiro chefe de Estado a chegar ao Chile após o terremoto.

O Brasil já ofereceu o envio de um hospital de campanha e de pessoal especializado em resgates para colaborar com as atividades de socorro ao Chile. Hoje, o gabinete de Segurança Institucional anunciou que Brasil vai enviar ao Chile dois helicópteros e equipamentos de diálise para auxiliar no resgate e tratamento dos feridos pelo terremoto.

Surpreende a precisão e agilidade do presidente Lula socorrer as vítimas de catástrofes em outros países. Os brasileiros atingidos por desastres naturais ficam morrendo de inveja.

Foto: Associated Press

Em visita ao Chile, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, prometeu que equipamentos e suprimentos dos Estados Unidos já estão a caminho do país sul-americano.

A secretária do Estado já levou 25 telefones por satélite, que devem ser usados em áreas ainda com problemas no setor de telecomunicações. Ela também disse que oito purificadores de água estão a caminho, enquanto um hospital de campanha está pronto para funcionar, inclusive com capacidade para fornecer máquinas de hemodiálise.

"Nós estamos analisando se podemos enviar equipamento adicional, de cozinhas portáteis a helicópteros, para ajudar vocês nesse grande esforço de recuperação que estão enfrentando", afirmou Hillary. A diplomata disse que levará uma mensagem similar ao presidente eleito Sebastián Piñera, que assume no dia 11.

Foto: Reuters

Em Dichato, a praia ficou repleta de destroços e objetos das construções destruídas pelo tsunami

O presidente da Bolívia, Evo Morales, e o vice-presidente, Alvaro García Linera, doaram metade de seus salários para as vítimas dos terremotos que afetaram o Chile e o Haiti. A dupla iniciou uma campanha para apoiar esses países.

Morales iniciou hoje a campanha "Chile e Haiti necessitam de ti", que busca arrecadar fundos e ajuda para as vítimas desses dois países até sábado. Morales e García Linera doarão 50% de seus salários de fevereiro, pouco mais de US$ 1 mil cada, enquanto os 20 ministros do gabinete doarão 30% de seus salários cada um - aproximadamente US$ 500 cada.

O presidente também confirmou, em entrevista coletiva, que a Bolívia enviou 50 toneladas de água potável ao Chile, em uma aeronave militar que partiu nesta terça-feira. Morales disse que conversou com alguns de seus colegas presentes na posse do presidente do Uruguai, José Mujica, pedindo que participassem da "campanha de solidariedade por Chile e Haiti".

Foto: Reuters

Os estragos do Tsunami em Pelluhue, Chile

Na Espanha, o governo informou que, amanhã, chegará ao Chile um avião com um hospital de campanha, 7,5 toneladas de ajuda humanitária e 63 pessoas, entre bombeiros, equipes de avaliação de estruturas, pessoal de saúde e também da Agência Espanhola de Cooperação. Além disso, seguirão 16 cães especializados em buscas de pessoas.


Nenhum comentário: