20 de mar. de 2010

O assessor Top Top boatou que Lula chefiará ONU

"THE TIMES"
O assessor Top Top boatou que Lula chefiará a ONU
O jornal britânico "The Times" concluiu que Lula não tem a menor chances de ser Secretario Geral da ONU. Na verdade, o constrangedor assessor de Lula, Marco Aurélio Top Top Garcia, é o autor dessa imbecilidade monumental, espalhado nos meios de comunicações como uma possibilidade sugerida por líderes mundiais. Lula sabe que isso é uma farsa e está em campanha para presidir uma ONU-do-B latina, inventado na última cúpula do México, saída da mente deteriorada de Hugo Chávez.

Fotomontagem Toinho de Passira

OS FANTASMAS DE LULA O presidente brasileiro, para o resto do mundo, tem sempre a companhia dos seus amigos ditadores, corruptos, polêmicos e sanguinários, ao subir numa tribuna internacional.

Fontes: Último Segundo, BBC Brasil, The Times, Portal da ONU

O Jornal inglês "The Times", afirma em reportagem publicada neste final de semana, o que todo mundo por aqui já sabe, e não leva a sério, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria considerando a possibilidade de suceder Ban Ki-moon no cargo de secretário-geral da ONU.

A notícia foi plantada junto ao correspondente do jornal no Brasil, pelo abominável assessor internacional de Lula, Marco Aurélio Top Top Garcia, uma alma bem mais vocacionada para manicure suburbana, especialista em tricotar boatos e causar constrangimentos ao Brasil.

O jornal comenta que “diplomatas estariam dizem que Lula da Silva, que deixa o cargo em janeiro, pode buscar o posto mais alto da diplomacia mundial quando o primeiro mandato de Ban Ki-moon expirar, no fim de 2011”.

Pelo que é posto esse é uma pretensão imbecil e grosseira de Lula, pois o atual presidente deve ser reeleito para novo mandato, de mais cinco anos.

Desde a fundação do órgão internacional todos os secretários cumpriram dois mandatos, com exceção do norueguês, Trygve Halvdan Lie, que foi o primeiro Secretario e cumpriu um mandato de seis anos, enquanto estruturava a ONU e do egípcio Boutros Boutros-Ghali, que abriu mão da reeleição, pois tinha pretensões política no seu país.

O atual secretário Ban Ki-moon é, como todos os seus antecessores, diplomata de carreira com longa ligação com a ONU antes de chegar ao cargo de Secretario Geral. Como todo diplomata fala inglês e francês, obteve o Bacharelato em Relações Internacionais pela Universidade Nacional de Seul e Mestrado em Administração Pública da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard.

Enquanto isso, o candidato a secretario geral, o Sr Lula da Silva, confirmou recentemente a um jornalista israelense que nunca leu um livro, em toda sua vida, embora tenha colorido alguns.

Foto: Reuters

DESEQUILIBRADO: O presidente Lula, literalmente, perdeu o equilíbrio enquanto pregava a paz na Palestina, não se estatelou no chão pois foi apoiado pelo Presidente palestino Mahmoud Abbas

A idéia ocupou a cabeça do assessor Marco Top Top, pois, por um suposto rodízio continental, o próximo presidente poderia ser do continente americano. O último latino a ocupar o cargo foi o peruano Javier Pérez de Cuéllar (1982-1992).

Aurélio Garcia tem propagado que quem primeiro aventou essa possibilidade teria sido o presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante a reunião de cúpula do G20, em Pittsburgh, em setembro”.

Se tal fato aconteceu,não foi publicamente, e junto a essa informação, deve-se adiantar que o frances faz lobby para vender seus aviões Rafale e está disposto a indicar Lula até para futuro Papa, pelos US$ 10,2 bilhões que seu país pode embolsar do Brasil.

Foto: Reuters

Hillary Clinton declarou, para o Times, que a atuação de Lula para paz no oriente médio é risível. Retribuia os comentários grosseiros do presidente brasileiro, após sua visita ao Brasil

O “Times” observa, porém, que Lula tomou recentemente posições polêmicas confrontando interesses dos Estados Unidos e a Grã-Bretanha, países que tem o poder de veto sobre sua indicação ao cargo de secretário-geral da ONU.

O jornal cita a recepção dada em Brasília ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e as críticas às sanções ao Irã, e também o apoio à Argentina em sua disputa com os britânicos pelas ilhas Malvinas.

Segundo a reportagem, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, teria considerado as iniciativas de Lula pela paz no Oriente Médio como “risivelmente ingênuas”, pulverizando que essa manobra pseudo-pacifista do presidente fosse eventualmente incluída na postulação ao cargo.

Visto politicamente, mesmo que fosse outro o brasileiro postulante, dificilmente o Brasil teria um seu representante como Secretario Geral, mesmo que fosse alguém sensato e qualificado. Não existem regras estipuladas, mas pelo que ocorreu até hoje,nessas escolhas, os secretários são diplomatas discretos e pouco polêmicos, de nações sem um peso internacional destacado e sem passado político partidário eletivo no seu país.

Os oito secretário desde a fundação da ONU foram Trygve Halvdan Lie, da Noruega; Dag Hammarskjöld, da Suécia (que morreu num acidente aéreo durante o mandato) ; U Thant, de Mianmar; Kurt Waldheim, da Áustria; Javier Pérez de Cuéllar, do Perú; Boutros Boutros-Ghali, do Egito; Kofi Annan, de Gana; Ban Ki-moon, Coreia do Sul.

Na verdade até o beócio do Lula sabe que essa onda não vai pegar. Para tanto associou-se a Chávez e montaram uma ONU quebra galho, um grêmio recreativo esquerdista, para que Lula algo parecido como um Secretario Geral.

Trata-se da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que reuniria os países das Américas, similar a OEA, mas sem a presença dos Estados Unidos e do Canadá, engendrado por eles na Cúpula do México, em fins de fevereiro.

A proposta é que esse órgão esteja assuma o 'patrimônio' do Grupo do Rio e da Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC).

Hugo Chávez que não resiste manter um segredo e quer deixar transparecer que foi dele a idéia, disse a CNN na ocasião que o cargo era apropriado para Lula, que "estaria desempregado quando deixasse a presidência do Brasil."

De olho nesse cargo, Lula tem continuado a fazer todo tipo de concessões e tolerado caprichos de Chávez, de Evo Morales, de Cristina Kirchner e principalmente de Raúl Castro, que seriam os seus principais cabos eleitorais.

Mas o tal grêmio esquerdista existe apenas no papel, como aquelas obras do PAC, poderá levar dois ou três anos para virar um embrião, até lá a geopolítica da região deverá estar mudada, e Lula sem os superpoderes de presidente do Brasil, seja escanteado. Restarará a possibilidade de ser presidente do honra do Partido dos Trabalhadores, se o PT ainda existir, ou síndico do prédio construído pelo Bancoop no Guarujá.

Nenhum comentário: