12 de mar. de 2010

Cartunista Glauco e filho morrem durante assalto

BRASIL TRISTE
Cartunista Glauco e filho morrem durante assalto
O cartunista da Folha de São Paulo e seu filho, Raoni, morreram em conseqüência de ferimentos a bala que os atingiram durante assalto em Osasco-SP

Foto: Raphael Falvigna/Folha de São Paulo

Glauco era conhecido por suas charges incomuns publicadas desde 1977 no jornal Folha de São Paulo

Fontes: Jornal do Comércio Online, O Globo

O cartunista Glauco Villas Boas, de 53 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (12) após ser baleado durante uma tentativa de assalto na Estrada Alpina, no bairro Jardim Santa Fé, em Osasco, na Grande São Paulo.

De acordo com o Hospital Albert Sabin, o cartunista deu entrada no pronto-socorro por volta da 0h30 e morreu cerca de meia hora depois. O filho dele, Raoni, de 25 anos, também foi atingido pelos disparos e morreu a caminho do hospital.

O crime aconteceu por volta de meia-noite. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial de Osasco e os corpos do cartunista e do filho já foram encaminhados para o Instituo Médico Legal (IML) da cidade.

Glauco é conhecido por suas charges publicadas desde 1977 no jornal Folha de São Paulo. Criador de personagens como Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Geraldinho e Geraldão, seu ingresso no jornalismo se deu nos anos 70, graças ao jornalista Hamilton Ribeiro, que dirigia o "Diário da Manhã", em Ribeirão Preto, e tirou o paranaense da fila do vestibular para Engenharia.

Alguns anos mais tarde, em 1976, a premiação no Salão de Humor de Piracicaba abriu as portas do jovem cartunista para a grande imprensa. Em 1977, Glauco começou a publicar suas tiras esporadicamente na Folha de S. Paulo. A partir de 1984, quando a Folha dedicou espaço diário à nova geração de cartunistas brasileiros, Glauco passou a publicar suas charges periodicamente.

Seu traço econômico, certeiro e personalíssimo, era perfeito para o seu humor contido e elegante.


Glauco – Publicado no “thepassiranews” em 21.06.2008

Glauco é um daqueles colaboradores forçados do Blog. Sempre que podíamos copiávamos da Folha sua visão bem humorada da sociedade. Lamentamos que poucas de suas charges ultimamente freqüentaram o nosso blog.

Sabíamos pouco dele e sabíamos muito, visto agora parece que éramos mais próximos do que pudéssemos imaginar. Estamos consternados.


Glauco – Publicado no “thepassiranews” em 05.09.2007


Glauco – Publicado no “thepassiranews” em 30.06.2007


Glauco – Publicado no “thepassiranews” em 10.08.2007


Glauco – Publicado no “thepassiranews” em 17.09.2008


Glauco – Publicado no “thepassiranews” em 10.09.2008


Glauco – Publicado no “thepassiranews” em 21.08.2008


Glauco – Publicado no “thepassiranews” em 22.08.2008


Um comentário:

Anônimo disse...

.
Um pedido, Toinho!
Será um golpe mortal para as florestas brasileiras!
Por favor, entrem no sítio http://www.meiamazonianao.org.br/
Se concordar, assine e divulgue o máximo possível!
.
Muito obrigado
Rogério
http://cervejacomtruco.blogspot.com/2010/03/meia-amazonia-nao.html
.