18 de dez. de 2009

CONFERÊNCIA DO CLIMA: "Obama é pior que Bush; só mudou a cor do presidente".

CONFERÊNCIA DO CLIMA
"Obama é pior que Bush; só mudou a cor do presidente"
Disse Evo Morales na coletiva de imprensa em Copenhague. Disse também que o responsável pela situação climática é o capitalismo. Sua esperança é que cedo ou tarde o movimento indígena vai derrotar o capitalismo

Fonte: EPA

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta quinta-feira, em Copenhague, que "Obama é pior que Bush", seu antecessor na Casa Branca, e que "só mudou a cor do presidente" dos Estados Unidos.

Morales definhou uma lista de comportamento que considerou reprovável no presidente americano, como o anúncio "com estardalhaço" do fechamento da prisão americana na base de Guantánamo, em Cuba, para depois mudar de opinião.

Também criticou sua postura com relação ao golpe de Estado em Honduras, que, segundo, ele foi instigado na verdade por Washington.

O ocorrido em Honduras é uma "advertência e uma ameaça" para países que queiram se somar à Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) - formada por Cuba, Venezuela, Bolívia, Honduras, entre outros - segundo Morales, que esteve em Copenhague para participar da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15).

O líder boliviano também criticou Obama por ter vetado unilateralmente as preferências tarifárias com a Bolívia, duvidou de que os EUA estejam comprometidos realmente a avançar rumo a uma economia "verde" e ironizou com a "vergonha" a concessão do prêmio Nobel da Paz ao presidente americano este ano.

"Nunca vamos ganhar o Nobel da Paz, porque nunca vamos mandar tropas" a algum lugar, disse Morales, que está na lista de candidatos ao prêmio há anos.

Morales fez um balanço pessimista sobre o transcurso da COP15 e das possibilidades de alcançar um acordo.

"Tenho muitas dúvidas se vamos chegar a acordos aqui para defender a vida, a humanidade, o planeta Terra. Há profundas diferenças, por exemplo, na aplicação do Protocolo de Kioto, que os países ricos querem anular", declarou.

"Enquanto não dissermos a verdade sobre as causas é impossível resolver o tema da vida, porque o responsável principal por este desastre natural é o capitalismo. A luta ainda será longa, mas estou convencido de que o movimento popular e, especialmente, o movimento indígena, vai derrotar cedo ou tarde o capitalismo", afirmou.

Nenhum comentário: