24 de dez. de 2009

CASO SEAN GOLDMAN: Menino já partiu para os Estados Unidos, com o pai

CASO SEAN GOLDMAN
Menino já partiu para os Estados Unidos, com o pai
O STF mandou entregar o menino ao pai americano, obedecendo a convenção de Haia, que diz que o caso da guarda do menor, deve ser julgado no seu país de origem do garoto, o que foi cumprido hoje de manhã e ele já esta voando para os Estados Unidos.

Foto: André Coelho/Extra

Momento em que David Goldman sobe adiante deixando o menino Sean subir sozinho, por último, as escadas do avião. Fala de cuidado com o menor, ou demonstração que ele subiu por espontânea vontade

Foto: André Coelho/Extra

Sean chega ao Consulado dos EUA, vestindo uma camisa com as cores e o símbolos do Brasil,  abraçado com o padrasto, João Paulo Lins e Silva -

Fontes: CNN, BBC Brasil, The New York Times, BBC Brasil, STF, G1

Já está na posse do ao seu pai biológico, o americano David Goldman, em direção aos Estados Unidos, onde nasceu, o menino Sean Goldman, alvo de uma disputa judicial que durou cinco anos, e acabou ontem, quando o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, determinou que o menino Sean Goldman, fosse imediatamente entregue a pai, em uma decisão que pode significar o retorno definitivo do garoto aos Estados Unidos.

O menino Sean Goldman, deixou o consulado americano, no Centro do Rio, acompanhado do pai biológico por volta de 9h50 desta quinta-feira (24). Dois veículos chegaram ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, e David Goldman e Sean desceram dos carros e entraram, no prédio da administração da Infraero.

Foto: Reuters

Os vizinhos e amigos da família de Sean, no Brasil, fizeram vários movimentos apoiando a permanência do garoto

Ao analisar dois mandados de segurança, um impetrado pela Advocacia Geral da União, e outro pelo pai do garoto, Mendes decidiu cassar uma liminar concedida na semana passada à avó materna do menor, que impedia sua entrega ao consulado americano, como havia determinado um tribunal federal do Rio de Janeiro.

Em sua decisão, Gilmar Mendes afirmou que "não há como negar a ilicitude da conduta de manutenção da criança no Estado brasileiro" e disse que o caso poderia trazer sanções ao Brasil, por já haver uma petição a respeito dele na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Foto: Associated Press

Bastante abalada, Silvana desejou, ironicamente, um "feliz Natal" para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes

Pouco antes que a decisão fosse anunciada, a avó materna do garoto, Silvana Bianchi, (foto) divulgou uma carta aberta ao presidente Lula, onde afirma que as tentativas de fazer com que o garoto deixe sua família brasileira para viver com pai nos EUA são "uma desumanidade".

Afirmando que o menor de 9 anos "deseja ardentemente permanecer no meio daqueles que lhe deram conforto na morte da mãe", em 2008, Silvana Bianchi diz que o neto se tornou alvo de "uma campanha internacional" e acusa autoridades americanas de chamarem-na de "sequestradora". Silvana Bianchi, afirmou em entrevista ao G1 que a ordem judicial atende a interesse político e econômico. "Estou chocada, triste, decepcionada e envergonhada."

Foto: Reuters

Quando for de maior de idade e poder decidir onde quer ficar, Sean há de encontrar-se com essa turma que queria que ele ficasse no Rio de Janeiro

O menino chegou por volta de 8h30 com o padrasto, a avó materna e o advogado da família ao consulado para ser entregue ao pai biológico David Goldman, cumprindo ordem judicial.

Eles foram em três carros e pararam a cerca de 100 m do local, seguindo a pé. O menino entrou no consulado abraçado do padrasto. Houve muita confusão e o trânsito ficou complicado. Eles foram cercados pela imprensa, e a família teve dificuldades para entrar no local. Cerca de 30 seguranças tentaram fazer um cordão de isolamento para a passagem.

Foto: Associated Press

Goldman falando aos jornalista numa das vezes que esteve no Brasil para tratar do caso

O advogado Sérgio Tostes informou que pai e filho viajam ainda nesta quinta em avião fretado para os Estados Unidos. A avó pediu para ir junto no voo, mas foi negado pelo governo americano. O governo brasileiro concordou.

A disputa pela guarda de S.R.G. teve início em 2004, quando a mãe do garoto, Bruna Bianchi Carneiro Ribeiro, que morava com David Goldman nos Estados Unidos, trouxe o menor para o Brasil sob o pretexto de tirar férias.

No Brasil, ela decidiu se separar do americano, casando-se posteriormente com um brasileiro.

Em 2008, Bruna morreu durante o parto de seu segundo filho, fazendo com que o padrasto passasse a lutar judicialmente pela guarda do menor.

O caso foi destaque em diversos programas de TV americanos e virou assunto diplomático, sendo discutido em várias ocasiões por autoridades dos EUA e do Brasil. Em março, a questão foi discutida por Lula e Obama em um encontro em Washington. Dias antes, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, havia apelado para que o governo brasileiro intercedesse pela solicitação do pai biológico.

O governo brasileiro, no entanto, sempre afirmou que a decisão caberia à Justiça.


Nenhum comentário: