26 de dez. de 2009

VATICANO: Mulher que derrubou o Papa vira celebridade na web

VATICANO
Mulher que derrubou o Papa vira celebridade na web
Susanna Maiolo já tem, nas últimas contagens, mais de mil fãs no facebook, ganhou comentários elogiosos e brincadeiras de extremo mau gosto, como o outro que atacou o primeiro ministro Berlusconi, autoridades temem que isso estimulem mais desequilibrados a atacarem autoridades e outros tantos tornarem-se seus admiradores na internet, criando um círculo vicioso de violência

Foto: Associated Press e Reuters

A foto do rosto de Susanna Maiolo e o momento do “ataque” correu o mundo

Fontes: La Razon, Corriere della Sera, EPA, AFP, Correio da Manhã, ”thepassiranews”

Susanna Maiolo, uma ítalo-suíça, de 25 anos, que sofre de problemas mentais, foi detida pela segurança do Vaticano logo em seguida ao episódio de ter salto uma grade de proteção e ter derrubado o Papa, na entrada da cerimônia da Missa do Galo na Igreja de São Pedro e se encontra internada em um centro médico para pessoas com problemas psiquiátricos, em Roma.

Apesar de aparentemente Bento 16 nada ter sofrido, o cardeal cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, que estava próximo ao Papa, fraturou o colo do fêmur, ao ser também derrubado no incidente. O idoso cardeal ainda está internado, vai precisar sofrer uma cirurgia e devido a idade, corre riscos de morte e possibilidade de ter sérios problemas motores no futuro.


A sequência do “ataque” retirado das imagens geradas pela TV Vaticano

"Nada aconteceu de grave. Trata-se de uma mulher que tentou cumprimentar o Santo Padre", afirmou por sua vez o arcebispo de Gênova e presidente da conferência episcopal italiana, o cardeal Angelo Bagnasco.

Maiolo já contava com mais de 1.500 amigos e várias mensagens de apoio no site de relacionamentos Facebook, nesta sexta, o que gerou enorme polêmica na Itália.

A jovem está sendo homenageada por usuários do Facebook como a campeã de "corrida com obstáculos" do ano, e estampa a cada de uma revista como a “caçadora de Papa”, além do sucesso de estrelar as primeiras páginas de jornais e principais sites do planeta.

A presença no Facebook de simpatizantes de Susanna Maiolo confirma que é necessário intervir a nível legislativo", comentou o senador Antonio Gentile, do conservador Partido das Liberdades.

Várias autoridades italianas solicitam desde outubro que uma investigação seja aberta para fechar algumas páginas do Facebook que incentivam a agressão e até o assassinato de figuras públicas, entre elas o chefe do Governo Silvio Berlusconi.

No dia 13 de dezembro, ao término de um comício, Berlusconi foi atingido no rosto por uma miniatura da Catedral de Milão, atirada por Massimo Tartaglia, de 42 anos, que também sofre de problemas mentais - e imediatamente se transformou em um herói para os usuários do Facebook e a estatueta virou um sucesso de vendas.

"Está acontecendo com Susanna Maiolo no Facebook o mesmo que aconteceu com o agressor de Berlusconi: um fórum social que enaltece a violência", denunciou Gentile.

"Esperamos que os grupos do Facebook que elogiam o gesto de Susanna Maiolo pensem na estupidez que cometem ao lançar uma iniciativa tão desagradável, que deve ser impedida e condenada", comentou por sua vez Gianfranco Rotondi, ministro para Programa de Governo.

TUDO BEM COM BENTO 16
O ataque não fez o Papa mudar sua rotina

Foto: Getty Images

Bento 16 abençoando os fiéis da janela do Vaticano

Fontes: Publico, Corriere della Sera

O papa Bento XVI, aparentando boa saúde e descontraído, ao surgir à varanda sorriu e acenou às dezenas de milhares de fiéis reunidos na praça de S. Pedro, que o aclamaram e aplaudiram de forma entusiástica ao longo de toda a mensagem natalícia.

Sem nenhuma dificuldade, o pontífice congratulou-se pela passagem do Natal, saudando as nações em 65 idiomas distintos fez a homília centrada na compreensão dos homens e acolhimento aos imigrantes.

O papa Bento XVI disse que "a única coisa que dá sentido à vida dos homens, atualmente desorientado e desorientadas", é Jesus Cristo, "cujo nascimento supôs uma nova civilização, a do amor, que não se rende perante o mal e a violência, e destrói as barreiras entre os homens".

Por fim procedeu a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, para os fiéis. A “Urbi et Orbi” é a benção papal dada à cidade (Roma) e ao Mundo, nas celebrações de Páscoa e Natal na Praça de São Pedro.



Nenhum comentário: