29 de dez. de 2009

EUA - TERRORISMO: O medo volta a voar nos céus americanos

EUA – TERRORISMO
O medo volta a voar nos céus americanos
As primeiras notícias eram de que, na sexta-feira, um jovem nigeriano, teria tentado acionado fogos de artifício dentro do avião, ao se aproximar ao aeroporto de Detroit, num vôo procedente de Amsterdã-Detroit. Tratava-se de uma “tentativa de ataque terrorista” do pessoal da Al-Qaeda

Foto: Reuters

Umar Faruk Abdulmutallab , o terrorista nigeriano, é filho de um banqueiro e descrito por um ex-professor como um estudante brilhante de ideias radicais.

Fontes: Portal Angolop, CNN, O Globo, BBC Brasil, BBC Brasil, Correio Braziliense

O nigeriano, Umar Faruk Abdulmutallab, de 23 anos, foi acusado formalmente pela tentativa de destruir um avião da Northwest Airlines, um Airbus 330 , que se aproximava do aeroporto de Detroit, vindo de Amesterdã, o vôo 253, com quase 300 pessoas, no dia de Natal .

O juiz Paul Borman visitou o hospital de Detroit e leu a acusação durante uma audiência de 20 minutos.

O terrorista foi internado em consequência das queimaduras sofridas na tentativa de ativar pentrita, um poderoso explosivo, para tentar derrubar o Airbus A330 que transportava 278 passageiros e 11 membros da tripulação.

Segundo jornalistas autorizados a assistir a audiência, o jovem nigeriano estava algemado em uma cadeira de rodas e tinha os pulsos e mãos enfaixadas. Declarou ao juiz não ter como pagar por um advogado e um oficial do Estado foi designado para sua defesa.

Foto: Associated Press 

O avião da Northwest Airline após o pouso sob alerta, distante da estação de passageiros, no momento em que a equipe de segurança entrava para retirar o terrorista, no aeroporto de Detroit em, Romulus, Michigan

Abdulmutallab confessou ter injetado com ajuda de uma seringa um líquido químico na pólvora que havia escondido na perna, para tentar explodir o avião.


A cueca do terrorista, onde estava escondido o material explosivo.
Este procedimento permitiu que superasse sem dificuldades os controles do aeroporto de Schipol, em Amsterdã, considerados muito rigorosos, onde fez uma escala procedente de Lagos e com um visto de entrada nos Estados Unidos, segundo a polícia holandesa.

Ele também afirmou ter sido treinado por membros da Al-Qaeda no Iêmen, segundo fontes dos serviços de segurança.

De acordo com os testemunhos dos passageiros ouvidos pelo FBI, Abdulmutallab seguiu para um dos banheiros do avião 40 minutos antes do pouso e permaneceu no local por 20 minutos.

Em seu interrogatório, Abdulmutallab, 23 anos, disse aos agentes que há outros como ele no Iêmen, treinados e preparados para agir em breve. Também disse que foi treinado durante mais de um mês pela Al Qaeda e que a organização lhe deu 80 gramas de um explosivo de alta potência que foram costurados em sua roupa íntima - com isso, ele conseguiu furar o esquema de segurança do aeroporto.

"Ao voltar para ao seu lugar, queixando-se de dores no estômago se cobriu com uma manta”.

Os passageiros ouviram barulhos parecidos com os da explosão de bombas e viram fogo em um dos lados do avião e na calça do suspeito.

Foto: Splash-News

Foi então que um passageiro holandês, Jasper Schuringa, (foto) se tornou o herói do voo 253 e se jogou sobre o nigeriano.

"Saltei sobre ele e comecei a procurar o explosivo. Depois peguei um tipo de objeto que estava fundindo e fazendo fumaça e tentei apagar", contou ao canal CNN.

Schuringa se queimou ao tentar apagar o fogo de maneira desesperada, inclusive usando as mãos, e foi ajudado por outros passageiros, que usaram água, e pela tripulação.

O jovem nigeriano, com queimaduras graves em uma perna, foi contido e amarrado.

Uma análise preliminar do FBI concluiu que ele utilizou PETN, também conhecido como pentaeritritol, um potente explosivo. Os agentes do FBI também recuperaram o que acreditam ser os restos de uma seringa.

Uma fonte do governo americano confirmou à que o pai do jovem, o banqueiro nigeriano, Umaru Mutallab, 70 anos, (foto) entrou em contato no mês passado com a embaixada dos EEUU na Nigéria para manifestar preocupação com a radicalização do filho, que recebera um visto para entrar nos Estados Unidos em junho de 2008.

Segundo Michael Rimmer, um dos ex-professores do jovem na British School de Lomé , no Togo, em 2001 ele apoiava os talibãs no poder em Cabul pouco antes da invasão americana ao Afeganistão.

"Apesar disso, Abdulmutallab era o sonho de todo professor, muito assíduo, entusiasmado, muito brilhante e muito educado", concluiu o professor à BBC.

Foto: Site da University College London

Aos poucos foi sendo descoberto os passos do nigeriano milionário que se tornou terrorista: a University College de Londres (UCL) (foto da fachada) confirmou no sábado que um estudante chamado Umar Faruk Abdulmutallab cursou Engenharia Mecânica na instituição de 2005 a 2008.

Em maio tentou retornar ao Reino Unido, mas o serviço de imigração britânicos negou o visto de estudante porque o estabelecimento em que pretendia estudar foi considerado fictício, segundo uma fonte do governo de Londres.

Após a tentativa de atentado, os passageiros de todo o mundo passaram a enfrentar medidas de segurança reforçadas nos grandes aeroportos de Europa, América do Norte e Ásia a pedido dos Estados Unidos.

Foto: Reuters

Um facção regional da Al-Qaeda baseada no Iêmen assumiu a responsabilidade pelo ataque frustrado.

Uma mensagem na internet da Al-Qaeda na Península Arábica, que inclui uma fotografia supostamente de Abdulmutallab em frente a uma faixa do grupo, diz que a ação foi uma resposta aos ataques dos Estados Unidos contra seus membros.

Foto: Associated Press
">

Até fim do ano passado, Umar Farouk Abdulmutallab estava fazendo um curso de mestrado em Dubai, na University of Wollongong, (foto) quando disse a seus pais que ia ao Iêmen para passar algumas semanas estudando árabe.

"Depois de algumas semanas, ele enviou a seus pais uma mensagem dizendo que queria permanecer no Iêmen por sete anos para estudar a sharia, e seu pai lhe disse que não pagaria seus estudos nem lhe daria dinheiro para se sustentar e que ele deveria voltar a Dubai para completar seu mestrado.

(Mas Abdulmutallab) disse que conseguiria tudo de graça", disse Akuniyili.

As autoridades do Iêmen confirmaram nesta terça-feira que o nigeriano Abdulmutallab morou no país até o início deste mês, deixou o país em direção à Etiópia no início de dezembro, após quatro meses matriculado em um curso de árabe.

As autoridades americanas temem que mais jovens treinados pela Al-Qaeda possam estar no país planejando ataques a aviões americanos.

A TV ABC afirmou que entre o grupo que teria planejado o ataque estariam dois homens libertados pelos Estados Unidos da prisão da baía de Guantánamo em novembro de 2007.

Fotos: Arquivo

Mohammed Attik al-Harbi, também conhecido como Mohammed al-Awfi, e Said Ali Shari (fotos) foram enviados à Arábia Saudita, seu país natal, para um programa de reabilitação, e depois libertados, segundo autoridades americanas e sauditas.

Ambos apareceriam em um vídeo de janeiro ao lado de um homem descrito como o líder da Al-Qaeda na Península Arábica, Nasser Abdul Karim al-Wahishi, segundo a ABC.

Na segunda-feira, a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, disse que os sistemas de segurança dos aeroportos falharam no caso de Abdulmutallab.

Ela questionou por que as autoridades não revogaram o visto do nigeriano para os Estados Unidos, emitido em junho de 2008 e com validade de dois anos para múltiplas entradas, após seu pai ter entrado em contato com a Embaixada dos Estados Unidos da Nigéria para relatar sua preocupação com a radicalização do filho.

O nome de Abdulmutallab foi incluído numa lista de 500 mil nomes chamada Ambiente Datamart de Identidades Terroristas (Tide, na sigla em inglês), mas as informações fornecidas pelo seu pai não foram suficientes para colocá-lo numa lista mais restrita de pessoas impedidas de voar.

Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou na segunda-feira à noite que não descansará enquanto não levar os responsáveis pelo atentado frustrado à Justiça, enquanto determinou a revisão de todos os itens de segurança no país.

“Usaremos todo nosso poder para paralisar, desmantelar e derrotar os violentos extremistas que nos ameaçam, venham eles do Afeganistão ou Paquistão, Iêmen ou Somália ou de qualquer lugar onde planejem ataques contra os Estados Unidos", disse Obama, que interrompeu suas férias de fim de ano para falar à nação.

Foto: Reuters

Alerta máximo nos aeroportos americanos e nos vôos com destino aos EUA, na foto estação de passageiro de Hamburgo, na Alemanha


Nenhum comentário: