8 de dez. de 2009

CONFERÊNCIA DO CLIMA - COPENHAGUE: 725 delegados brasileiros estão em Copenhague

CONFERÊNCIA DO CLIMA - COPENHAGUE
725 delegados brasileiros estão em Copenhague
Pelo último recenseamento constatou-se a presença de quase oito centenas de brasileiros no Congresso do Clima, na Dinamarca, representando oficialmente o Brasil. Esse pessoal todo jogando lixo no chão, falando alto, embriagando-se e emitindo gases, vai acabar poluindo a conferencia

Foto: Getty Images

Detalhe de parte da delegação Brasileira que irá a Copenhague para a conferência do clima

Fonte: Folha Online

Com quase duas centenas de empresários e pouco mais de cem representantes de organizações não-governamentais, a delegação brasileira na conferência do clima, em Copenhague, será uma babel de discursos diferentes sobre as mudanças climáticas e terá cerca de 725 pessoas, segundo o Ministério de Relações Exteriores.

Entre os portadores de crachá de delegado brasileiro, há quem defenda a definição de um teto para as emissões de gás carbônico no planeta e quem critique a recente definição de metas pelo governo brasileiro.

Ontem, o Itamaraty insistiu em que a maior parte da delegação bancará seus próprios custos. O ministério informou que o tamanho da delegação reflete o estímulo do governo ao engajamento de vários setores da sociedade no debate climático.

O tamanho da delegação brasileira contribuiu para a superlotação da conferência. Parte da delegação ficará hospedada na cidade de Malmö, Suécia.

Segundo o Itamaraty, foram credenciados na delegação brasileira representantes de 182 entidades, empresas e órgãos do governo. Empresários detêm a maior parte dos crachás.

Estarão em Copenhague representantes das confederações da indústria e da agricultura, que já manifestaram críticas às metas de redução de CO2 pelo Brasil.

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) alega que, ao colocar números na mesa, o Brasil enfraquece as chances de negociação. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) teme a adoção de barreiras comerciais a produtos responsáveis por um nível alto de emissão.

Integram a lista de empresários representantes das grandes estatais brasileiras, das empreiteiras, de montadoras, de siderúrgicas e da área de energia, além de fabricantes de óleo e produtores de soja.

O governo federal será representado por cerca de cem pessoas, sobretudo dos ministérios de Relações Exteriores, de Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, mais envolvidos com a negociação. Mas os custos não foram divulgados, nem a lista completa dos delegados.

Por fora ainda irá Lula, Lulinha e sua turma, mais patota da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) a chefe oficial da delegação acompanhada pelos Ministros Celso Amorim (Itamaraty), Carlos Minc (Meio Ambiente) e Sergio Rezende (MCT) e a torcida do Flamengo.


Nenhum comentário: