PUBLICIDADE: A maldição do comercial da Gillette
PUBLICIDADE A maldição do comercial da Gillette A empresa gastou uma fortuna para usar a imagem de três dos mais exemplares e renomados atletas da atualidade, numa peça publicitária, de alcance mundial, mas de um instante para outro, a situação mudou num torvelinho maldito. Pé de pato, mangalô, três vezes!
Foto: Cartaz original da Gillette Fonte: Blog do Antonio Ribeiro , EPA, Abril - CelebridadesNo blog de Antonio Ribeiro – de Paris, da Editora Abril, o interessante post sobre um cartaz de propaganda produzido pela multinacional Gillette com o tenista n° 1, do mundo, Roger Federer, acompanhado de Tiger Woods, considerado um dos melhores golfistas de todos os tempos e o craque do Barcelona e capitão da seleção francesa, o atacante francês Thierry Henry. A empresa pagou milionários contratos para usar a imagens desses atletas para associá-los a sua marca. De repente as coisas mudaram e não parece mais um bom investimento ser representados pelos então respeitáveis atletas. Começou com o jogador de futebol francês Thierry Henry, que tem com a marca um contrato de 8,4 milhões de dólares anuais. De uma hora para outra ficou estranho o jogador no cartaz segurando a bola com a mão, depois que o capitão da seleção francesa foi flagrado trapaceando na pequena área, dando um passe para o companheiro, com usando a mão, como se jogasse handebol, resultando no gol que colocou a França na Copa do Mundo de 2010, desclassificando a Irlanda. Thierry Henry, passou a ser mal visto no mundo esportivo, virando um vilão arrependido do dia para a noite, não só para os irlandeses, mas, por incrível que pareça, também dos franceses, que segundo pesquisas, 8 em cada dez dos seus conterrâneos reprovaram o gesto irregular. Os custos e a programação de divulgação de um anúncio desses, para um empresa como a Gillette, são astronômicos e ligados a uma série de outros contratos, de publicação. Por isso, mesmo assim, mantiveram a peça publicitária inalterada, para o resto da Europa, inclusive para a Irlanda, onde existe um clamor de torcedores locais sugerindo boicotar os produtos promovidos pelo atacante francês. Inclusive a empresa irlandesa de apostas esportiva a “Paddy Power” fez uma publicidade jocosa no aeroporto da capital Dublin - “Seja bem-vindo a Irlanda, salvo se seu nome é Henry” Cartaz original da Gillette 2 Mas a empresa teve que ceder mesmo, diante dos franceses. Percebeu que era um prejuízo muito grande manter Thierry com a bola na mão, diante da repulsa dos conterrâneos e mandou refazer o cartaz sem a bola e o atleta de mão no bolso. Não se sabe se ele posou de novo, ou fizeram um photoshop. Fotomontagem Toinho de Passira Nós criamos o novo cenário, Tiger Woods sem o taco e Thierry sem a bola. |
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