18 de dez. de 2009

ITÁLIA: Miniatura que feriu Berlusconi tem venda recorde

ITÁLIA
Miniatura que feriu Berlusconi tem venda recorde
A réplica em miniatura da catedral que foi usada para atacar o primeiro ministro italiano é está esgotada no comercio local, virando o souvenir mais desejado por turistas, jornalistas e adversários de Berlusconi. O curioso é que o distribuidor revelou que o produto é “made in China” e não tem como repor o estoque a curto prazo

Foto: Associated Press

Vendedor exibe uma miniatura similar a que foi usada para atingir Berlusconi

Fontes: Il Mensaggero, AFP, Notizie Yahoo, ”thepassiranews”, AFP

A venda de réplicas em miniatura da catedral gótica de Milão, similar que foi usada na agressão de domingo contra o primeiro ministro italiano, Sílvio Berlusconi, bateu recordes de vendas esta semana na capital da Lombardia, norte da Itália.

"Estão vendendo muito bem. O produto, inclusive, já esgotou", assegurou Andrea Brachi, dono de uma lojinha de souvenires turísticos próxima à catedral milanesa.

A réplica, em alabastro ou metal, custa entre 6 e 10 euros, e agora faz parte dos presentes mais curiosos para o Natal.

A maioria dos compradores é de opositores de Berlusconi, segundo os vendedores.

"Gente de esquerda ou jornalistas", observou Brachi.

O curioso é que a miniatura da catedral é “made in China” informou Zambiasi Franco, proprietário da empresa Lavis, ao norte de Trento, que importou a estatueta usada na agressão.

A legítima miniatura da Catedral de Milão utilizada para atingir Berlusconi, por Massimo Tartaglia, de 42 anos, que se submete a tratamento psiquiátrico há 10 anos, é feita de resina, mede 8 centímetros por 10, não tem base de metal e pesa apenas 200 gramas.

O Domo de Milão, como é conhecida a catedral, é um dos templos de maiores dimensões do mundo e pode receber 40.000 pessoas em seu interior.

A reprodução de sua forma gótica e pontiaguda, com 136 pontas de mármore, explica a gravidade dos ferimentos ocasionados ao chefe de Estado.

Foto: Associated Press

Berlusconi no momento em que saia do hospital em Milão, acenou mais não baixou o vidro do carro, há muitas miniaturas nas mãos dos inimigos

Berlusconi foi atingido no rosto pela réplica em miniatura atirada pelo agressor, e teve fratura no nariz, dois dentes quebrados e um corte no lábio superior.

O chefe de governo italiano recebeu alta nesta quarta-feira, depois de passar quatro noites no hospital San Raffaele de Milão, mas ficará afastado das atividades públicas por vários dias.

DOMO DE MILÃO

Foto: Markus Mark

Fontes: Wikipedia

A catedral, verdadeira é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura. O interior possui cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares. Possui um transepto com três naves.

A construção do edifício começou em 1386 sob a iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo, em um estilo gótico tardio de influencia francesa e centro-europeia, distinto ao estilo corrente na Itália de então. Os trabalhos foram apoiados pelo senhor da cidade, o duque Gian Galeazzo Visconti, que impulsou a obra através de facilidades fiscais e promoveu o uso do mármore de Candoglia como material de construção.

A obra avançou rápido, e em 1418 o altar maior da catedral foi consagrado pelo Papa Martinho V. Já em meados do século XV a parte leste (ábside) da igreja estava completa.

A partir desta data, porém, as obras prosseguiram lentamente até fins do século XV.

Entre 1500 e 1510 a cúpula octagonal do cruzeiro foi completada e o interior foi decorado com várias séries de estátuas. Porém, a fachada oeste do edifício permaneceu ainda inacabada. Em 1577 a catedral foi consagrada novamente pelo arcebispo Carlos Borromeu.

Apenas no século XVII foi a fachada construída, em estilo maneirista. Em meados do século XVIII foi completada a parte externa da cúpula, onde foi colocada a estátua da Madoninna.

Em 1805, por iniciativa direta de Napoleão, que havia invadido a Itália, as obras foram recomeçadas. Nessa época a fachada principal e grande parte dos detalhes exteriores, como os pináculos, foi completada em uma mistura de estilos, entre o neogótico e o neobarroco.

Apenas em 1813 foi a catedral dada por finalizada, mais de quatrocentos anos após o início das obras. A catedral é atualmente um importante ponto turístico de Milão, e do alto do seu terraço é possível vislumbrar toda a cidade.



Nenhum comentário: