8 de dez. de 2009

COPA 2010: O show da festa do sorteio

COPA 2010
O show da festa do sorteio
Pela primeira vez foi interessante o sorteio da FIFA para organizar os grupos com as equipes que vão disputar a Copa do Mundo 2010, com a festa na África do Sul, pelo show que ocorreu na abertura e no final do evento

Foto: Portal Terra

A atriz Charlize Theron exibe a bola da Copa do Mundo 2010, da Adidas, intitulada Jabulani, uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul que significa celebração. O modelo promete agradar aos atacantes e dificultar a vida dos goleiros no Mundial.

Fontes: Jornal do Brasil, BBC Brasil, Estadão

A condução da festa, que aconteceu sexta-feira na cidade do Cabo, para o sorteio da FIFA, visando organizar os grupos para a Copa do Mundo de 2010, ficou a cargo da excelente, bonita e simpática atriz Charlize Theron, a primeira sul-africana a conquistar o Oscar, em 2003, melhor atriz, com o filme “Monster - Desejo Assassino”. Outras personalidades do país desfilaram pelo evento constatando os avanços na igualdade racial em um país dividido entre negros e brancos de 1948 a 1990.

Casos dos prêmios Nobel da Paz, Desmond Tutu, bispo da Igreja Anglicana e Frederik de Klerk, ex-presidente, de John Smith, capitão da seleção sul-africana de rúgbi, o esporte mais popular do país, de Matthew Booth, zagueiro branco da seleção de futebol, e Makhaya Ntini, primeiro negro a jogar na seleção nacional de críquete.

Nelson Mandela, 91 anos, o líder que ficou preso por 27 anos, na luta para acabar com a gritante diferença racial, e depois como presidência e conduziu o país à nova era, falou através de um vídeo, por não ter podido comparecer, devido a sua saúde fragilizada.

– Será o mais importante evento do futebol na África, pela primeira vez o continente contará com seis seleções numa Copa do Mundo – destacou, ontem, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Foto: Reuters

As rechoncudas bailarinas do Jazzart Dance Company, na festa da FIFA

Mais de 200 milhões de pessoas, em 200 países, assistam ao sorteio pela TV. Todos viram o mascote Zakumi, em animação em 3D, interagir com Charlize Theron, shows com Soweto Gospel Choir, ganhador do Grammy, e Angélique Kidjo, cantora de Benin. Para completar, o sul-africano Johny Clegg interpretará canção com performance do Jazzart Dance Company.

Foto: Reuters

Sim, o Brasil ficou no grupo da morte, dizem os especialistas, tendo que jogar com a Coréia do Norte, (que nem mandou representante para o sorteio), Costa do Marfim e Portugal, como se pode ver na foto. Falam das dificuldades do Brasil para passar para a fase seguinte, tendo que enfrentar Portugal de Cristiano Ronaldo do Real Madrid e Costa do Marfim, do atacante Didier Drogba, do Chelsea, inglês.

Retroagimos para noticiar o sorteio, porque queríamos mostrar o vídeo da Soweto Gospel Choir, ganhador do Grammy, cantando “Pata Pata” da artista sul africana Miram Makeba, falecida no ano passado, que bem poderia estar aí.




Nenhum comentário: