24 de dez. de 2009

VATICANO: Bento 16 leva tombo ao sofrer ameaça de ataque

VATICANO
Bento 16 leva tombo ao sofrer ameaça de ataque
No momento em que se dirigia ao altar, da Basílica de São Pedro, em Roma, para celebrar a Missa do Galo, acompanhado de Cardeais, o Papa assustou-se com uma mulher que tentou ultrapassar a barreira de proteção para alcançá-lo

Fontes: New York Daily News, BBC Brasil, G1, Corriere della Sera, The New York Times

O papa Bento 16 caiu, na noite desta quinta-feira, ao ser surpreendido por uma mulher que tentou romper a barreira de segurança que o protegia no momento em que entrava na Basílica de São Pedro para celebrar a Missa do Galo.

Foto: Associated Press

O pontífice não se feriu e levantou-se em seguida, ajudado pelo mestre-de-cerimônias que estava ao seu lado e prosseguiu em direção ao altar.

Houve um princípio de pânico no momento da queda, com a movimentação da segurança. O incidente durou apenas alguns segundos e o papa, que tem 82 anos de idade, prosseguiu sua caminhada no corredor da basílica, celebrou a missa e proferiu sua homilia como se nada houvesse acontecido.

A mulher que furou o bloqueio também atingiu o cardeal francês Roger Etchegaray, (foto) de 87 anos, de saúde frágil que fraturou o fêmur.

Essa mesma mulher já havia tentado atacar o Papa, na saída da Missa do Galo, quando ele deixava a Basílica, no ano passado e agora conseguiu novamente burlar a segurança e entrar na igreja de São Pedro ajuntando-se aos fiéis que iriam assistir ao missa papal.

É uma falha imperdoável a repetição do ataque, porque os convites que permitem entrar na basílica são distribuídos apenas ao Corpo Diplomático e a herméticas e poucas Congregações religiosas italianas. Ainda assim, os nomes dos convidados são submetidos ao crivo rigoroso das autorizações de segurança do vaticano, reforçados depois do atentado de João Paulo II.

Foto: Reuters

O incidente com Bento 16, foi a segunda quebra de segurança grave na Itália neste mês.

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi passou vários dias no hospital depois que um homem com problemas mentais golpeou-o no rosto com uma estatueta da catedral de Milão, quebrando seu nariz e dois dentes.

Foto: Reuters

Observadores comentaram que independente do incidente, durante a Missa de Natal, o papa parecia cansado, por vezes, embora tenha cumprido todo o ritual normalmente.

Foto: Getty Images

Pela primeira vez em muitos anos, a Missa de Natal começou às 10 horas, em vez da meia-noite. Segundo um porta-voz do Vaticano, Padre Lombardi, a decisão de adiantar a tradicional cerimônia teve o objetivo de “tornar o Natal menos cansativo para o papa, que nessa época tem muitos compromissos”.


Nenhum comentário: