18 de nov. de 2012

Lewandowski: Um gesto absolutamente inútil, por Jorge Bastos Moreno

BRASIL - Opinião
Um gesto absolutamente inútil
Sobre a saída espetaculosa do Ministro Lewandowski, do ambiente da sessão plenária, durante a dosimetria da pena que seria aplicada ao ex-ministro José Dirceu e seu retorno, nem tanto...

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Postado por Toinho de Passira
Texto de Jorge Bastos Moreno
Fonte: Rádio Moreno

Quando o ministro Lewandowski levantou-se da cadeira e saiu da sessão em protesto contra o relator Joaquim Barbosa, a comunidade jurídica do país pensou estar diante, novamente, de um gesto de ousadia e coragem que marcou a história da Suprema Corte e do próprio país: ao ver o STF aprovar, contra um único voto, o seu, a lei de censura prévia, o então ministro Adauto Lúcio Cardoso, numa encenação cinematográfica, levantou-se da cadeira, arrancou a toga e a jogou no meio do plenário, como o pantaneiro costuma fazer com as redes de pescar, às margens do Rio Cuiabá. E nunca mais voltou.

Mas Lewandowski não fez isso. Prevalece, portanto, ainda, na literatura jurídica do país, o vaticínio do mestre Evandro Lins e Silva, no livro-depoimento "O salão dos passos perdidos": "A verdade, parece-me, é que a atitude do ministro Adauto Lúcio Cardoso foi única, continua única, e provavelmente nunca se repetirá".

Lewandowski saiu, mas se esqueceu de não voltar.
*Acrescentamos subtítulo e foto a publicação original

Nenhum comentário: