22 de nov. de 2012

Evo paralisa a Bolívia para realizar censo demográfico

BOLÍVIA
Evo paralisa a Bolívia para realizar o censo demografico
A proposta do índio presidente Evo Morales é saber quantos bolivianos existem no país, fazendo um censo que dura apenas um só dia, nas zonas urbanas e dois dias nas, rurais. Para tanto estabeleceu uma espécie de "toque de recolher" com vigência de um dia, fazendo a população esperar em casa os recenseadores. Falta de formulários, protestos de comunidades indígenas e dificuldades em várias regiões por problemas de limites territoriais, pontuaram a realização do pesquisa. O presidente, no fim da tarde, disse que o censo foi um sucesso.

Foto: EFE

Recesseador entrevista boliviana no censo que durante sua realização foram proibida viagem, circulação pelas ruas das cidades e o consumo de alcool

Postado por Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, El Deber, La Prensa, La Razon, El Diario, La Rázon, Pagina Siete

A Bolívia parou literalmente para a realização do primeiro Censo nacional em 11 anos, nesta quarta-feira.

O comércio permaneceu fechado, o tráfego de veículos foi restringido e cidadãos receberam a ordem de permanecer em casa para facilitar a contagem populacional.

O ministro do Interior boliviano, Carlos Romero, disse que 35 mil policiais foram encarregados de supervisionar o cumprimento da medida.

Segundo o Censo de 2011, a Bolívia possui 8,3 milhões de habitantes. Estima-se que, com a nova contagem, a população do país ultrapasse 10 milhões de pessoas.

Nesta quarta-feira, a maior parte dos bolivianos esteve proibida de circular pelas ruas e viajar. Comerciantes que decidissem abrir as portas seriam punidos com sanções econômicas.

O objetivo era que os moradores ficassem em casa para receber os recenseadores, cujo trabalho atualizará a última contagem populacional, feita em 2001.

O resultado do novo censo determinará a repartição de recursos financeiros do governo e a cota de representação política dos departamentos (Estados) nas instituições administrativas e Parlamento.

Foto: EFE

As ruas do país vazias, como se fosse uma cidade fantasma, patrulhada por policiais em busca de cidadãos que estivessem trangredidam a ordem do "toque de recolher"

As estimativas são que os maiores beneficiados devem ser o departamento de Santa Cruz, o motor agroindustrial do país, e a cidade de El Alto - um polo receptor de migrantes do campo.

Já os departamentos de Potosi e Oruro podem perder poder político e recursos, por serem fontes históricas de emigrantes para outras regiões do país e imigrantes para o exterior.

O censo também está causando polêmica no país devido à questão étnica. Os bolivianos terão que declarar aos pesquisadores com qual grupo étnico se identificam.

Isso gerou reclamações do grupo indígena Aymara, que fala uma das 34 línguas reconhecidas pelo governo no censo. Eles afirmam que a pesquisa não refletirá fielmente as subdivisões dentro da nação Aymara.

Analistas afirmam que o resultado final no censo deve ser a diminuição do número oficial de indígenas no país e o crescimento da população que se declara mestiça.

Como era de se esperar alguns problemas de infraestrutura como falta de formulários e despreparo de recenseadores foram registrados em todo o país.

No final do dia de ontem, o presidente Evo Morales descreveu a atividade como um censo bem sucedida pela "expressiva participação do povo boliviano e com o compromisso dos rescenceadores, porque os dados do censo serão utilizados para planejar o futuro da Bolívia."

Ele reconheceu que houve problemas em algumas comunidades por problemas de limites territoriais e questões com as populações indígenas .

O jornal “La Razon” publicou que foram registradas a prisão de 1.927 cidadãos por violar “a ordem da boa governação”, o decreto que previa o “toque de recolher”. Além da retenção de 1.240 veículos apenas por circularem pelas ruas.

Foto: El Deber

Algumas pessoas às vesperas do censo tiveram que regressar as suas comunidades para serem recenceadas no seu local de domicilio permanente, como mandava o decreto presidencial


Nenhum comentário: