20 de nov. de 2012

O que queria o assessor de Joaquim Barbosa na porta de Lula?

BRASIL - Ficção
O que pretendia o assessor de Joaquim Barbosa
na porta de Lula?
Um fato histórico que pode ter acontecido. O ex-presidente vive momentos de tensão e medo com a inesperada e indesejada visita, a coisa piora quando Maluf entra na história, como o diabo entrou no credo.

Charge de Humberto – publicada em 12.08.2005- Jornal do Commercio (PE)

Texto de Toinho de Passira, para o “thepassiranews”

O dia corria tranquilamente no Instituto Lula, em São Paulo, quando um assessor esbaforido entra abruptamente na sala do ex-presidente, sem bater e sem se anunciar flagrando o próprio coçando o saco.

- Presidente! Presidente! - disse o jovem, apontando para a sala de recepção.

- Que diabo é isso? – perguntou Lula interrompendo a prazerosa tarefa.

- Ele está aí!- disse o jovem mantendo o mistério.

- Desembucha, viu assombração? Ele quem?– perguntou o ex-presidente.

- O secretário do Ministro Joaquim Barbosa, está aí, na recepção com um envelope pardo, dizendo que quer entregar pessoalmente ao senhor... – silêncio - Deve ser uma citação judicial, coisa do julgamento da ação penal 470, o mensal... – completou o jovem, que é estudante de Direito, sem concluir.

Lula engoliu em seco. Olhou para a janela, como via provável via de fuga, ideia abandonada por se tratar de um quarto andaram, de repente concluiu que estava encurralado no seu próprio escritório.

- Você disse que eu estava aqui? – perguntou como quem encontrou de repente uma saída - Diz a ele que eu viajei, fui para a China, a Síria, a Faixa de Gaza, Cuba, Irã, qualquer um desses cantos...

O jovem murmurou: - Ele sabe que o senhor está aqui, falou que viu o senhor chegar... – e acrescentou como um assessor jurídico - Não receber o documento pode ser considerado uma falta de respeito para com a justiça, podem mandar a Polícia Federal...

- Pare com essa merda aí... Vai lá, diz que estou numa reunião importante, que pode demorar, que ele deixe o documento ou espere, avisa que vai ser muito tempo... Chama a secretária!

A secretaria entra com aquele ar assustado de quem já está sabendo que da situação emergencial. Lula a manda ligar para o doutor Thomaz Bastos, para Dilma Rousseff e para Paulo Maluf.

Ela volta dizendo que dizendo que Thomaz Bastos esta viajando e não foi localizado. Dilma esta na Espanha conversando com o rei Juan Carlos, não pode atender, ficou de retornar. Maluf estava na linha.

- Companheiro Maluf – saudou Lula, com quem se agarra a uma boia em meio a um naufrágio - Estou com um probleminha aqui, um assunto que você tem mais experiência do que eu... – Maluf escutou em silêncio a narrativa até o fim – que você me diz?

Pausadamente o companheiro Paulo Salim Maluf acalmou o ex-presidente:

- Não entre em pânico, a primeira citação é assim mesmo. Vamos manter a situação sob controle, vou mandar agora mesmo meus advogados par aí, tenho um grupo por aqui, de plantão, para casos de emergência com esse... Não deixo a justiça me pegar desprevenido. Eles vão pôr esse secretariozinho de ministro para correr...

- Obrigado cumpanheiro! Obrigado mesmo, sabia que poderia contar com você!

Maluf continua: - Aproveitando a oportunidade, acho que é conveniente para a nossa aliança, que o meu partido tenha mais espaço tanto na Prefeitura de São Paulo, agora com Haddad quanto no Ministério da nossa queridíssima Dilma...

Encurralado, Lula concorda: - Claro! Claro, quantas secretarias e quantos ministérios você quiser!

Maluf sentido o momento avança mais: - Quero aproveitar o momento para pedir ao companheiro par intermediar um convite a nossa queridíssima presidenta e seu ministério para uma visita a minha casa, aqui em São Paulo, como aquela sua, com direito a muitas fotos...

- Pode comprar a carne do churrasco... – aceitou Lula, já pensando no trabalhão que ia ser convencer Dilma.

Maluf, porém, não se detém: - Acharia conveniente que o PT publicasse uma nota protestando quanto à decisão do Tribunal das Ilhas Jersey, dizendo que a Prefeitura de São Paulo vai desistir da ação e que não se interessa pelo dinheiro que estão querendo que eu devolva!

- Porra Maluf, assim também, já é demais... - perde a paciência Lula.

Maluf não desiste: - Quer que eu esqueça tudo? Posso mandar os advogados voltarem e fica o dito pelo não dito, apesar deles já estejam quase chegando por aí... – silêncio - Quero avisar também que a nossa conversa está sendo gravada desde o primeiro momento...

O recepcionista de Lula entra abruptamente de novo na sala com um envelope pardo na mão:

- O secretário do Ministro Joaquim Barbosa foi embora, deixou um convite para a posse dele, de Presidente do Supremo, na quinta-feira, o Ministro pede desculpas por não ter vindo entregar pessoalmente... - Lula desaba na cadeira aliviado, mas o rapaz continua:

– Estão aí, uns vinte advogados da parte do Doutor Paulo Maluf, querendo falar com o senhor, o que eu faço?
NOTA: O ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua posse como presidente da Suprema Corte. O ex-presidente Lula, no entanto, não deverá comparecer à cerimônia. Ele está em uma viagem pelos continentes africano e asiático e deverá retornar ao Brasil apenas em 24 de novembro. A excursão estava programada para acontecer em 2011, mas foi adiada devido ao tratamento do ex-presidente contra o câncer.

Nenhum comentário: