26 de nov. de 2012

Inventor da foto digital more aos 83 anos

ESTADOS UNIDOS- Tecnologia
Inventor da foto digital more aos 83 anos
O americano Bryce Bayer, cientista da Kodak, inventou a câmera digital patenteada em 1975. Fabricante de filmes fotográficos a Kodak, acabou falindo, no ano passado, por não ter se interessado primordialmente pelo projeto, que acabou revolucionando a forma de se capturar imagens

Foto: Kodak

Bryce Bayer ao lado da primeira câmera digital, em 1976

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Info - Abril, The Inquisitr

O americano Bryce Bayer morreu, aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. Bayer foi o cientista da Kodak que desenvolveu o primeiro sensor a permitir captar fotos digitais.

A morte de Bayer ocorreu no dia 13 de novembro, mas sua família só divulgou o óbito neste final de semana. Em 1976, o pesquisador obteve sucesso em usar sensores digitais para registrar fotografias, tecnologia que revolucionaria a indústria de fotos pelo mundo e, paradoxalmente, acabaria por determinar a decadência da Kodak.

Bayer não só trabalhou na fotografia digital filtro de cor, ele também ganhou elogios para o desenvolvimento de armazenamento, melhoria e protocolos de impressão para fotografia digital.

O filtro Bayer, patenteado em 1975, é agora utilizado em quase todas as câmaras single digital e câmera de smartphones disponíveis no mercado.

Quando Bryce recebeu o premio da “Royal Photographic Society’s Progress Award,” em 2009, pela invenção, Terry Taber, diretor de tecnologia da Kodak, disse:

"A tecnologia de cor elegante inventado por Bryce Bayer está por trás de quase todas as imagens digitais capturadas hoje."

Na verdade, o filtro Bayer, patenteado em 1975, é agora utilizado em quase todas as câmaras single digital e câmera de smartphones disponíveis no mercado.

Maior fabricante de filmes na época, a Kodak não quis desenvolver a tecnologia criada por Bayer. A partir dos anos 90, no entanto, competidores da Kodak em todo o mundo passaram a adotar a foto digital e produzir câmeras eficientes que dispensam filmes. A mudança tecnológica tirou o protagonismo da Kodak, que reagiu tardiamente ao novo cenário, perdeu mercado e decretou falência em 2011.

Foto: George Steinmetz/Stern

Graças a tecnologia criada por Bryce, podemos admirar a sofisticação de fotos digitais, como essa, produzida pelo pesquisador George Steinmetz, a partir de um parapente.


Nenhum comentário: