24 de nov. de 2012

CBF demite Mano Menezes, novo técnico só em janeiro

BRASIL – Seleção Brasileira – Copa 2014
CBF demite Mano Menezes, novo técnico só em janeiro
Com a saída de Mano, que foi até uma surpresa para muitos, a CBF diz que só anunciará o novo comandante no início de janeiro. Os cotados para o cargo são Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos), Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras) e Joaquim Barbosa (STF). Na verdade os holofotes estarão todos sob Felipão, segundo alguns essa demora programada para indicação é para dá tempo dos torcedores esquecerem o fiasco do Palmeiras e não parecer que ele contribuiu nos bastidores para a queda de Mano Menezes. Porém, esse segredo não resistirá tanto tempo, não resistirá nem duas semanas.

Foto: ESPN

Mano Menezes, finalmente a queda

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Reuters, Jornal do Commercio, Globo Esporte, Blog do Juca, Rádio Gaúcha, ESPN

Mano Menezes foi demitido pela CBF e não é mais técnico da seleção brasileira. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira após reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, entre o presidente da CBF, José Maria Marin, o vice Marco Polo del Nero, e o diretor de Seleções, Andrés Sanches. A entidade confirmou a informação em seu site, às 16h06m, e comunicou que toda a comissão técnica foi afastada.

A CBF manifesta o propósito de só indicar um novo comandante apenas no início de janeiro: Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos) e Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras) são os mais cotados.

Mano foi comunicado da decisão por Andrés logo após a reunião. O treinador está em São Paulo e não vai se pronunciar sobre a demissão no momento. O técnico foi contratado em julho de 2010 pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como substituto de Dunga.

Duas horas após o anúncio da demissão, Mano Menezes, se pronunciou pelo Twitter:

"Como foi anunciado, não sou mais o técnico da Seleção Brasileira. Fica aqui o meu agradecimento a tds q trabalharam comigo nesse projeto... ...em especial, aos jogadores convocados nesse período, e a todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho. Desejo, desde já, sucesso a Seleção Brasileira na conquista do sonho maior da nossa torcida que é o título do Hexacampeonato de 2014."

Foto: Mike Segar/Reuters

A ERA MANO MENEZES: 102 CONVOCADOS

No comando da Seleção principal em 33 partidas, Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde que estreou no dia 10 de agosto de 2010. O treinador deixa o cargo apenas com as taças do Superclássico das Américas de 2011 e de 2012, fracassos na Copa América e nas Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa.

Após muitas críticas por ter perdido títulos importantes e por não ter formado uma base para a Copa das Confederações de 2013 e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014, o técnico vinha de elogios por três boas atuações contra Iraque (6 a 0), Japão (4 a 0) e Colômbia (1 a 1), mas não resistiu mesmo com a conquista do segundo Superclássico na última quarta.

No total, Mano convocou 102 jogadores diferentes depois que substituiu Dunga. O principal nome desta fase foi Neymar, que ficou fora do Mundial da África do Sul, estreou junto com Mano e terminou a era Mano como artilheiro da Seleção: 17 gols em 27 jogos. Por outro lado, Paulo Henrique Ganso, que também iniciou sua carreira com a amarelinha com grande atuação no 2 a 0 sobre os Estados Unidos em 10 de agosto de 2010, perdeu espaço e estava fora dos planos do treinador recentemente.

Poucos jogadores da Copa de 2010 continuaram no grupo. O zagueiro Thiago Silva, o meia Kaká, o lateral-direito Daniel Alves e o volante Ramires foram os remanescentes para o período de renovação promovido por Mano de olho no Mundial no Brasil. Além de Neymar, a Seleção passou a contar com nomes como Oscar, Lucas, Leandro Damião, David Luiz, Paulinho e Hulk frequentemente na lista de convocados do treinador.

O primeiro grande teste de Mano foi a Copa América do ano passado, na Argentina. Sem apresentar grandes atuações, a Seleção acabou eliminada nos pênaltis pelo Paraguai nas quartas de final, com cobranças erradas de Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred.

Mesmo com o fracasso, o técnico foi mantido pela CBF e sobreviveu também à mudança na presidência da entidade: saiu Ricardo Teixeira, entrou José Maria Marin em março de 2012.

Pressionado, o técnico viajou para Londres neste ano em busca do ouro inédito. O time chegou à final, mas voltou para casa sem a sonhada medalha: derrota de 2 a 1 para o México na decisão em Wembley.

O fraco desempenho nos duelos com seleções tradicionais pesou contra Mano. Foram cinco derrotas, dois empates e duas vitórias (ambas no Superclássico das Américas contra a Argentina, quando as equipes só podiam contar com jogadores que atuassem nos dois países): Brasil 0 x 1 Argentina (2010); Brasil 0 x 1 França, Brasil 0 x 0 Holanda, Brasil 2 x 3 Alemanha, Brasil 0 x 0 Argentina e Brasil 2 x 0 Argentina (2011); Brasil 3 x 4 Argentina, Brasil 2 x 1 Argentina e Brasil 1 x 2 Argentina (2012).

RANKING DA FIFA

Sob o comando do técnico, o Brasil caiu para sua pior posição na história do ranking da Fifa: 14º lugar em outubro. Atualmente, o time pentacampeão mundial está em 13º. Apenas em cinco oportunidades, a Seleção ficou fora do “top 10”. Em todas, sob o comando de Mano em 2012: 11º em julho; 13º em agosto; 12º em setembro; 14º em outubro; e 13º em novembro.

Além de artilheiro, Neymar também foi o jogador que mais atuou sob o comando de Mano. O craque do Santos entrou em campo em 27 oportunidades, contra 25 do capitão Thiago Silva. O segundo goleador é Alexandre Pato, que balançou a rede oito vezes.

A maior decepção da era Mano foi Ganso. Agora no São Paulo, o meia sofreu com contusões no Santos e demorou a recuperar espaço na Seleção. Após a boa estreia, não aproveitou as oportunidades que recebeu, mal apareceu nas Olimpíadas e foi desbancado por Oscar, que cresceu de produção e passou a ser destaque também no Chelsea.

Foto: Globo Esporte

VETERNOS

Entre os veteranos, a primeira grande aposta do treinador foi Ronaldinho Gaúcho, que voltou a ser chamado após algumas boas exibições no Flamengo em 2011. Porém, o atual ídolo do Atlético-MG também não caiu nas graças do técnico e foi esquecido nas últimas listas. Por outro lado, Kaká acabou ganhando as primeiras chances neste ano e passou a ser nome forte para a Copa das Confederações.

A demissão do treinador foi anunciada por Marin nesta sexta, dois dias após a conquista do Superclássico das Américas. No jogo de ida, em Goiânia, no dia 20 de setembro, a Seleção venceu a Argentina por 2 a 1 em partida marcada por vaias da torcida contra Mano e pedidos por Luiz Felipe Scolari. A volta seria em outubro na cidade argentina de Resistencia, mas o confronto foi adiado por causa de um apagão no estádio quando as equipes já estavam em campo.

Apesar de a CBF ter manifestado o desejo de ver a Seleção declarada bicampeã do Superclássico, a Conmebol remarcou a final do torneio para a última quarta, na Bombonera. O Brasil perdeu por 2 a 1 no tempo normal e conseguiu o bi do torneio com 4 a 3 nos pênaltis.

Foto: Levi Bianco/AE

FELIPÃO

Por um conjunto de fatores e pela maneira como a demissão de Mano foi consumada, tudo leva crer que Luiz Felipe Scolari, o Felipão, será o novo técnico da Seleção Brasileira. A demora anunciada pela CBF para a nova indicação sugere que todos querem dá um tempo para a torcida esquecer o fiasco de Felipão no Palmeiras. Por outro lado, o próprio Felipão pediu esse tempo, para que não parece que ele tenha participado de uma conspiração para derrubar Mano Menezes.

Mas os planos de segredo de Felipão não resistirá 15 dias, ele já vai comer o perú do Natal como técnico oficial da Seleção brasileira.

Ele terá menos de seis meses para montar um time ao seu estilo e ganhar a Copa das Confederações, se não convencer, será demitido e novo técnico será nomeado outro técnico.

Técnico é importante, mas o que está faltando no futebol brasileiro atual são craques. Estamos vivendo uma entressafra. Felipão vai comprometer sua reputação profissional, já combalida pela passagem no Palmeira, com esse novo desafio. Somos fãs dele, mas não acreditamos que ele esteja a frente da seleção quando ela entrar em campo na Copa do Mundo de 2014.

Joaquim Barbosa está fora de cogitação, ele estará compromissado como presidente do Supremo até novembro de 2014. Sé a CBF quiser nomear o primeiro negro a frente da seleção brasileira, vai ter que achar outro.


Nenhum comentário: