1 de out. de 2009

Toffoli já é o novo Ministro do STF

Toffoli é o novo Ministro do STF
Como já estava previsto o senado depois de aprovar o candidato a Ministro do Supremo, na Comissão de Justiça, ontem a noite aprovou o definitivamente o seu nome para integrar a mais alta corte do país

Charge Sponholz
<

Fontes: BBC Brasil, G1, Agência Brasil

Cumprindo sua sina de sempre homologar as ordens e indicação vindas do Planalto, o plenário do Senado aprovou no início da noite a indicação do advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, 41 anos, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 58 votos a favor da indicação e nove contra. Três senadores se abstiveram. O resultado da votação será agora encaminhado oficialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que indicou Toffoli para o STF.

Durante a semana, havia expectativa de um número maior de votos contrários à indicação, já que a oposição vinha afirmando que Toffoli é jovem demais - ele tem 41 anos - e criticando o fato de não ter mestrado nem doutorado e ter uma proximidade excessiva do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores.

O cargo de ministro do Supremo exige, entre outros requisitos, notório saber jurídico e reputação ilibada. Mas, já na sabatina do advogado, durante esta tarde, apenas os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Pedro Simon (PMDB-RS) mantiveram as críticas.

O líder do PSDB Arthur Virgilio, elogiou tanto o candidato a ministro que ele quase chora durante a sabatina da Comissão de Justiça. O futuro ministro poderá passar quase trinta anos no cargo, já que só tem 41 anos e um ministro do STF só precisa se aposentar obrigatoriamente aos 70 anos.

Esse é o oitavo Ministro que Lula indica para o Supremo Tribunal Federal. Atualmente complementando a corte há dois ministros indicados por Sarney e dois indicados por Fernando Henrique Cardoso.


Nenhum comentário: