24 de out. de 2009

Morales anuncia embrião de base russa na Bolívia

Morales anuncia embrião de base russa na Bolívia

Foto: Reuters

Evo Morales foi recebido como grande aliado pelo presidente russo Dmitry Medvedev, quando de sua ida a Moscou

Fontes: AFP, Último Segundo

O presidente boliviano Evo Morales anunciou neste sábado que a Rússia pretende instalar na Bolívia "um centro para a manutenção dos aviões russos que voam na América do Sul", o que seria um disfarce para a instalação de uma base soviética no continente, em contrapartida da base americana montada em território Colombiano

De acordo com o dirigente socialista boliviano, em plena campanha para reeleição, que assinou importantes acordos de cooperação militar e energética com Moscou em fevereiro, este centro será construído em Chimoré, na região de Chapare, no centro do país andino.

Na versão oficial este projeto transformará o pequeno aeroporto de Chimoré, onde o presidente Lula inclusive já esteve, no "maior aeroporto da Bolívia", e a cidade em "pólo de desenvolvimento regional", acrescentou Morales.

Assim que for ampliada, esta plataforma modernizada constituirá "uma alternativa aos demais aeroportos da Bolívia para a importação de produtos", destacou o presidente boliviano.

Morales não especificou se os aviões russos serão aparelhos civis ou militares.

Foto: Reuters

Os americanos instalados em Chimoré, até que Morales desfez o acordo de cooperação de combate antidrogas

"Esta pista pertencia aos gringos, e é agora dos bolivianos", festejou o dirigente, lembrando que o aeroporto de Chimoré era controlado pela agência antidrogas americana (DEA) sem acrescentar que agora ele será dominado pelos russos.

Hugo Chávez passou para o companheiro Evo Morales a tarefa de receber os russos, pois se ele toma essa iniciativa, a coisa ia ficar muito feia. O departamento de Estado Americano ainda não se pronunciou mais vai reagir veementemente.

Espera-se que o governo Lula questione esse projeto boliviano com a mesma veemência com que interroga o governo colombiano devido a base militar americana que foi autorizada a se instalar no país. Esse tema será motivo de muito debate nos próximos meses.


Nenhum comentário: