8 de out. de 2009

Câmara de Ribeirão Preto cassa homenagem a Sarney

Câmara de Ribeirão Preto cassa homenagem a Sarney

Foto: F.L.Piton/A Cidade

O viaduto que está prestes a mudar de nome

Fontes: A Tarde, Blog do Josias de Souza, A Cidade

Ribeirão Preto está prestes a reverter uma homenagem feita ao então presidente da República em 1986 e hoje presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O viaduto Presidente Sarney, que liga as avenidas Meira Junior e Independência passando sobre o córrego Retiro Saudoso, na área central, deve ganhar novo nome nos próximos dias.

Segundo a proposta aprovada na terça-feira pela Câmara e à espera de sanção da prefeita Dárcy Vera (DEM), o viaduto passaria a se chamar Jandyra de Camargo Moquenco, a primeira mulher linotipista do Brasil e presidente de honra do jornal A Cidade, falecida em agosto.

O motivo da troca, segundo o autor do projeto, vereador Walter Gomes (PR), é que Sarney "suja" Ribeirão devido às seguidas denúncias que envolveram o nome do senador neste ano.

O projeto que altera o nome da estrutura foi aprovado por 17 dos 20 vereadores. Apenas Gláucia Berenice (PSDB) e André Luiz da Silva (PC do B) não votaram a favor do projeto, de autoria de Walter Gomes (PR). Ambos se abstiveram. Até mesmo Samuel Zanferdini e Léo Oliveira, que são do mesmo partido de Sarney, votaram a favor da cassação da homenagem.

O outro peemedebista da atual legislatura, o presidente da Casa, Cícero Gomes, não votou (pelo regimento, ele apenas volta se for necessário). Porém, de acordo com Walter, Cícero demonstrou simpatia pela mudança ao assinar a proposta.

O vereador Walter Gomes alega também a quebra do dispositivo constitucional que proíbe colocar nome de pessoas vivas em logradouros ou construções públicas.

Josias de Souza no seu Blog diz que se “a moda chega ao Maranhão, Estado em que os Sarney dão nome a ruas, avenidas, escolas, hospitais etc., haverá uma revolução urbanística.


Um comentário:

Almanakut Brasil disse...

Viaduto José Sarney de Ribeirão Preto deve mudar de nome

Na última terça-feira, dia 6 de setembro, foi aprovado pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, interior paulista, uma solicitação feita pelo Almanakut Brasil na internet e enviada à Casa, ao qual havia um abaixo-assinado, que pedia a alteração do nome viaduto presidente José Sarney, inaugurado em 1986, na época do Plano Cruzado, para Jandyra de Camargo Moquenco, presidente de honra do jornal "A Cidade", falecida no mês de agosto desse ano.

O vereador Walter Gomes(PR) acatou a solicitação e o projeto de sua autoria foi aprovado por 17 dos 20 vereadores, tendo a abstenção do presidente da casa, Cícero Gomes do PMDB, que é isento de votar mas demonstrou simpatia pela mudança, e votos contra dos vereadores Gláucia Berenice (PSDB) e André Luiz da Silva (PC do B).

No dia da rebatização, deverá haver ato de repúdio por parte de cidadãos e eleitores, como resposta aos atos do presidente do Senado, José Sarney, e seus aliados.

http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Brasil/2009/10/08/viaduto+jose+sarney+de+ribeirao+preto+deve+mudar+de+nome+8764095.html

A iniciativa começou com um comentário feito pelo Almanakut no jornal A Cidade, no dia do falecimento da sra. Jandyra, repassado à todos os vereadores e iniciado um abaixo-assinado que já contava com mais de 700 assinaturas.