24 de out. de 2009

PORTO RICO: Explosão em refinaria causou tremor de 2,8 graus

PORTO RICO
Explosão em refinaria causou tremor de 2,8 graus

Uma explosão na refinaria da Caribbea Petroleum provocou um sismo de 2,8 graus na escala Richter, quando dezessete dos 30 tanques de armazenamento de combustível foram atingidos.

Foto: Associated Press

Fontes:Estadão, Vocero, Claridad, La Prensa, O Reporter

A enorme explosão seguida de incêndio, nesta sexta-feira, gerou pânico na região de Bayamón, na ilha principal de Porto Rico, que pela sua intensidade assemelhou-se a um pequeno terremoto, perceptível nos instrumentos de controle, como de 2,8 graus na escala Richter quando mais da metade dos tanques de armazenamento de combustível, da refinaria da Caribbea Petroleum, explodiu por razões até agora ignoradas.

Foto: Reuters

Surpreendentemente nenhum não há vitimas, entre os trabalhadores da refinaria e apenas dois moradores das imediações, sofreram cortes atingidos pela chuva de vidros e outros elementos causada da forte explosão.

Mais de 600 famílias já foram removidas das redondezas como medida preventiva, pela forte onda de calor no local e pela sufocante fumaça.

No entanto, as autoridades e os bombeiros prognosticaram que o combate às chamas deve durar vários dias.

Apesar de parecer um acidente, as causas da explosão estão sendo investigadas com a possibilidade de atentado, por causa de mensagens ameaçadoras que apareceram nos últimos dias nos túneis da cidade (foto) e o fato de haver um movimento grevista no setor, embora os sindicatos tivessem negado qualquer relação com o episódio.

Foto: Sebastian Pérez/Claridad

Durante entrevista na tarde deste sábado, o governador Luis Fortuño informou que enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solicitando que a área circunvizinha a refinaria seja declarada zona de desastre. Até o momento há cinco tanques incendiados. A Guarda Nacional está encarregada da operação de combate ao incêndio.

Foto: José Rodriguez

Umas das estratégias que está sendo utilizada, foi instalar uma tubulação de oito polegadas, desde a baía de San Juan, para trazer a água que está sendo utilizada para fazer o resfriamento dos tanques que não foram atingidos pelo incêndio.

Além disso, estão construindo novos diques ao redor da refinaria, para evitar que a água utilizada para resfriar os tanques, que pode estar contaminada, chegue ao mar.

Foto: Alina Luciano/Claridad

O governador garantiu que os sistemas energia elétrica, água encanada, esgotos, inclusive os hidrantes, estão funcionando em total normalidade.

Foto: Ramón Tonito Zayas/END

A qualidade do ar na área metropolitana foi considerada, por especialistas, como bom, embora dependa do comportamento dos ventos.


Nenhum comentário: