11 de out. de 2009

Filipinas, a catástrofe anual

Filipinas, a catástrofe anual
Entre 15 e 20 tufões e inúmeros temporais e sistemas de baixa pressão costumam passar a cada ano pelas Filipinas durante a estação chuvosa, que transcorre entre junho e novembro

Foto: Mike Alquinto/AP/SIPA

Fontes: Estadão, AFP, G1

O tufão "Ketsana" inundou 80% da capital e causou 337 mortos, cerca de 500 mil deslocados, 2,5 milhões desabrigados e perdas multimilionárias pelas infraestruturas destroçadas e cultivos transformados em lamaçais.

Cerca de 300 pessoas morreram só nos deslizamentos de terra e inundações dos últimos dias no norte das Filipinas, elevando a 636 o número de mortos em consequência dos temporais que, há duas semanas, castigam o país, segundo balanço oficial divulgado neste sábado.

Foto: Getty Images

Uma semana atrás, no meio do caos, tentando salvar os bens

Foto: Reuters

As equipes de resgate retomaram hoje a busca de dezenas pessoas sepultadas pela lama dos deslizamentos ocorridos esta semana no norte das Filipinas depois da passagem do tufão "Par ma" e que causaram pelo menos 187 mortos, segundo fontes oficiais.

A maior parte das vítimas mortais se produziu na localidade da Trinidad, na província de Benguet, e em várias aldeias próximas à cidade de Baguio, cerca de 250 quilômetros ao norte de Manila.

Nestas duas áreas da ilha de Luzon foram localizados os cadáveres de 140 pessoas, de acordo com o departamento de Defesa Civil.

Foto: Getty Images

Os mortos foram conduzidos em cortejos conjuntos de funerais flutuantes

O diretor de Defesa Civil, Glenn Rabonza, indicou que na busca de pessoas e a retirada das toneladas de terra, que bloqueiam o acesso de veículos a algumas dessas aldeias, participam também o Exército filipino apoiado por efetivos do contingente militar americano com base na ilha de Mindanao, no sul do arquipélago.

Além de avalanches nas áreas montanhosas, as copiosas chuvas pelo tufão causaram o transbordamento de rios e açudes, seguidas de enchentes, sobretudo na província de Pangasiman, na qual 50 mil pessoas foram evacuadas de diversas aldeias situadas na planície.

Foto: Reuters

Agricultor carrega ração para seus animais em área alagada

As chuvas afetaram grande parte do planalto central de Luzon, destruíram as poucas infraestruturas, bloquearam estradas e inundaram vastas extensões de plantações de arroz, que fornecem o sustento básico para os habitantes pobres da região.

Foto: Getty Images

O trator virou transporte anfíbio

Foto: AP

Helicoptero das Forças Armadas lançam pacotes de alimentos a população faminta

Segundo os números oficiais provisórios, o tufão "Parma" causou danos materiais no valor de 2 bilhões de pesos (US$43 milhões).

Foto: Getty Images

Na emergência a criatividade, o Coca Cola boat

No final do setembro passado, a tempestade tropical "Ketsana", com ventos de 200 km/h, verteu em apenas umas horas sobre Manila e outras 25 províncias de Luzon uma quantidade de chuva muito superior à média mensal nesta época do ano e bateu o anterior recorde, de 1967.

Foto: Getty Images

Todos os bens numa canoa

Os especialistas das agências internacionais identificaram a favelização como o principal fator destes desastres naturais que afetam ao país e que evidenciam o péssimo estado de suas infraestruturas, assim como a falta de preparação e meios que conta a Administração para responder às emergências.

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Pescar no meio na inundação, não é tarefa fácil

Foto: AP

Desabrigados aguardam a distribuição de alimentos pelas forças armadas

Foto: AP

Apesar do caos a volta às aulas

Foto: AP

Mal a água baixou o serviço de táxi triciclo voltou a funcionar em Santa Cruz, na província de Laguna

Foto: AP

Engarrafamento de barcos e triciclos nas ruas de Santa Cruz, Laguna, Filipinas

Foto: Getty Images

Integrantes dos “Médicos Sem Fronteiras” examinam adolescente grávida

Neste sábado, a presidente Gloria Arroyo suspendeu o estado de catástrofe natural declarado depois da tempestade tropical e do tufão.

Foto: Jay Directo/AFP

Apesar de tudo, manter a boa aparencia, parece ser muito importante


*As fotos que ilustram esse texto foram tiradas pelas agencias de notícias nos últimos dez dias. Não estão em ordem cronológica


Nenhum comentário: