30 de out. de 2009

VENEZUELA: Chávez comparou Lula a Jesus e desejou 3° mandato

VENEZUELA
Chávez comparou Lula a Jesus e desejou 3° mandato
O presidente Hugo Chávez com a corda toda, aproveitando a 7ª visita do brasileiro ao território venezuelano, divinizou Lula, promoveu Dilma, agradeceu aos senadores brasileiros por ter aprovado na comissão de justiça a entrada da Venezuela no Mercosul e negou que perseguia jornalistas e havia fechado emissoras de TV

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Fontes: El Universal, Blog do Noblat, Portal Terra, O Globo, Universal, El nacional, G1

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sugeriu nesta sexta-feira que os brasileiros defendam um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse não ver razão para que um líder com altos índices de popularidade tenha que deixar o poder.

Chávez também comparou o colega a Jesus Cristo por trazer boas notícias para a Venezuela.

- Eu lamento que Lula saia e sei que no Brasil muitos também lamentam. Deixo a pergunta no ar: por que um presidente que está bem e tem 80% de popularidade tem que sair?

Chávez comparou Lula a Cristo por ter chegado a Venezuela no dia em que a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou a entrada do país ao Mercosul.

"Eu lamento que Lula saia e sei que no Brasil muitos também lamentam "

- Lula veio como Cristo anunciando o Evangelho. Só faltou o cabelo comprido - disse Chávez.

Apesar de retomar a ideia do terceiro mandato de Lula, Chávez disse estar certo de que a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, será eleita para sucedê-lo em 2010.

- Todos sabem o peso que Dilma tem. É a próxima presidente do Brasil, podem anotar. É o que me diz esse coração. Ela é uma grande mulher com a cabeça bem coordenada - afirmou.

" Todos sabem o peso que Dilma tem. É a próxima presidente do Brasil, podem anotar "

Chávez também agradeceu aos senadores brasileiros pelo aval a entrada de seu país no Mercosul.

- Saúdo todos os senadores. Vocês já podem se considerar em território do Mercosul. Até os que se opuseram devem reconhecer que é do interesse de todos que a Venezuela entre no Mercosul.

O venezuelano contestou a tese de que seu país não deveria ser aceito no bloco por afrontar a cláusula democrática do bloco.

Se Chávez gosta tanto de Lula, porque não fica com ele?
- Somos um país com democracia plena, em plena liberdade de expressão. Que ninguém acredite neste conto do ditador Chávez que persegue jornalista. Em Honduras sim, há ditadura. Lá matam gente, perseguem jornalistas e fecham canais. Aqui não. (rsss)

Em 2007 Chávez disse uma porção que o Congresso brasileiro é "papagaio" de Washington, por causa de um documento emitido pelo senado que sugeria que o venezuelano retornasse a concessão do canal privado Radio Caracas Televisión (RCTV), que havia sido fechado pelo governo de Caracas.

"Que triste para o povo brasileiro! Minhas condolências para esse povo que não merece isso. Um Congresso que repete como papagaio o que dizem em Washington. Que dano faz esse Congresso à causa da integração latino-americana. Que tristeza que dá!", disse Chávez.

"A esses representantes da direita brasileira posso lhes dizer que será mais fácil, muito mais fácil, que o império português volte a se instalar em Brasília do que o governo da Venezuela devolva a concessão que colocou fim à oligarquia venezuelana", sentenciou o presidente.

"Chávez acrescentou que os deputados brasileiros "deveriam se ocupar dos problemas do Brasil".

" "Que triste para esse Congresso aparecer agora subordinado ao Congresso de Washington, que também se envolveu em nossos assuntos", manifestou o governante venezuelano, que acrescentou na ocasição, que o atraso na aprovação do ingresso do país no Mercosul pelo Congresso Nacional se deve “à mão do império, à mão norte-americana.”

Agora o Senador Romero Jucá e sua patota teleguiada pelo Planalto, passaram por cima de tudo e aprovaram na comissão de justiça, a entrada da Venezuela no Mercosul, e em poucos dias, espera-se que o plenário do Senado vá corroborar como prometeu Lula, em Caracas.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ontem a noite, Chávez ofereceu jantar a Lula, Dilma Rousseff e Celso Amorim (Relações Exteriores). Segundo o venezuelano, a confraternização ultrapassou a meia-noite com todos cantando parabéns para Lula que completou 64 anos na segunda-feira. Hoje a cara de ressaca de ambos demonstrava a presença de um bafo que nem Simon Bolivar, estava suportando.

Nesta sexta-feira, os dois presidentes foram até El Tigre, no interior da Venezuela, onde simularam a primeira colheita de soja do país. A Embrapa cedeu sementes para o plantio de 8 mil hectares em fazendas socialistas. A dupla foi recebida por militantes chavistas e posou para fotos no alto de uma colheitadeira, naquele show circense rotineiro.

Foto: Ricardo Stuckert / PR


Um comentário:

Luiz fernando campos disse...

Quando vejo,ouço e leio as cretinices do ditador Chaves, olho com desconfiança para a sanidade do povo da venezuela,temo por ELES,Chaves se parece muito com Solano Lopez...O Lula Jesus deveria tomar cuidado com o Judas Chaves.