16 de fev. de 2009

CHÁVEZ FOREVER

CHÁVEZ FOREVER
Fica cada vez mais dificil disfarçar a ditadura venezuelana em Democracia

Foto: Fernando Llano/AP

”Longa vida à revolução", gritou Chávez, na varanda do Palácio de Miraflores, diante de milhares de venezuelanos, e complementou: "Este soldado es ya precandidato para el 2013!" - Começando desde já a nova campanha

Fontes: Veja, El Universal, Folha de São Paulo, El Nacional

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, venceu o referendo de domingo que permitirá a reeleição ilimitada de ocupantes de cargos majoritários e ganhou suporte para suas políticas socialistas e contrárias aos Estados Unidos. Pela primeira vez, na historia, pelo menos de forma tão clara e evidente, alguém consegue através do voto se eleger ditador.

Chávez já está no poder há 10 anos e o referendo ajuda a abrir caminho para que ele cumpra sua meta de governar por décadas, embora a crise econômica global vá limitar sua habilidade de gastar o dinheiro vindo do petróleo no processo de nacionalização de empresas e ampliação de sua influência fora da Venezuela.

Foto:Reuters

A juventude estudantil oposicionista chora a derrota, comprovando que não vai ser assim tão fácil o futuro de Chavez.

Com a modificação de cinco artigos da Constituição de 1999 aprovada, ficam eliminados os limites de mandatos existentes para o presidente e todos os cargos majoritários. Na Presidência desde fevereiro de 1999, Chávez já é o mandatário há mais tempo no poder na América Latina.

O seu atual mandato de seis anos só termina no início de 2013, quando terá completado 14 anos à frente da Venezuela. Atualmente, a Carta Magna limita a no máximo dois mandatos presidenciais consecutivos, o que significa que Chávez deve abandonaria o poder ao fim de 2012.

Entre as principais preocupações do presidente estão os efeitos da crise econômica na Venezuela. O indicador mais importante para a economia venezuelana é o preço do barril de petróleo, que já caiu mais de US$ 100 desde o recorde alcançado em julho de 2008.

Chávez tem maioria de juízes entronados por ele nos tribunais superiores, maioria esmagadora no Poder Legislativo e usa sem limites a maquina estatal para se auto-promover, coisa de deixar até Lula e Dilma corados.


O presidente venezuelano tem um jeito de governar personalissimo, Hugo Chávez é a Venezuela, os opositores estão traindo a pátria quando discordam dele.

Foto: Reuters

Depois da Bolívia e do Equador, a Venezuela entra no time das ditaduras democráticas da America latina, constituições são modificadas, para que presidentes se perpetuem no poder.

Permalink