8 de fev. de 2009

EDMAR MOREIRA JOGA A TOALHA

Ilustração Toinho de Passira

Quando soube que a Executiva Nacional do DEM vai se reunir amanhã para analisar a sua situação política, o deputado, que ocultado da Justiça Eleitoral o castelo em Minas Gerais, sentiu que sua cabeça ia rolar, resolveu renunciar aos seus cargos na Camara

Fontes: Blog do Noblat Portal Yahoo Blog do Noblat

Quando soube que a Executiva Nacional do DEM vai se reunir amanhã para analisar a sua situação política, o deputado, que ocultado da Justiça Eleitoral o castelo em Minas Gerais, sentiu que sua cabeça ia rolar, resolveu renunciar aos seus cargos na Camara

Pressionado politicamente para renunciar ao posto de segundo vice-presidente e já sabendo que perderá o cargo de corregedor da Câmara, o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) provavelmente terá também de procurar um novo partido a partir desta semana.

Para os dirigentes do partido, a situação de Edmar Moreira se tornou insustentável politicamente dentro da legenda depois da descoberta da existência do castelo. Mas o comando do DEM já estava extremamente insatisfeito com Moreira por conta de sua entrada na disputa pela segunda vice-presidência da Câmara.

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), já tinha divulgado nota na quarta-feira cobrando sua renúncia dos cargos na Câmara, mas sem vincular essa cobrança ao caso do castelo.

"Existe uma clara incompatibilidade dos atos do deputado com o que prega o partido. Mas a Executiva Nacional vai se reunir para discutir sua situação e as punições previstas pelo estatuto vão de advertência até expulsão", afirmou Rodrigo Maia ao Estado.

Edmar Moreira (DEM-MG) antecipando-se a todos, saiu da sua posição de “daqui não saio daqui ninguém me tira” e renunciou ao cargo de segundo vice-presidente e Corregedor da Câmara e vai se afastar do DEM. Para tentar tirar o foco de cima do seu castelo e de sua cabeça.

Segundo o Blog do Noblat em seguida entrará com mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral alegando que está sendo perseguido pela direção do partido.

É assim que pretende preservar seu mandato.

A Justiça entende que mandato pertence a partido. Uma vez que fosse expulso, como a direção do DEM anunciou que seria, Edmar perderia o dele.

O titular de mandato só pode se desligar do partido pelo qual se elegeu se provar que foi perseguido ou que o partido mudou sua ideologia. Nesse caso carregará o mandato para onde for.

Não será fácil para Edmar convencer a Justiça de que foi perseguido.

O DEM argumentará que ele ignorou o compromisso com a ética - um dos pontos do programa do partido. E que por isso perdeu o direito de ficar com o mandato depois de se desfiliar.

O Deputado atraiu todos os problemas na sua direção quando resolveu sair do anonimato e ficar mais poderoso na Câmara. Os refletores trouxeram-lhe apenas dor de cabeça e talvez a perda de mandato.



Postados por Toinho de Passira