9 de fev. de 2009

FELIPÃO CAI NA INGLATERRA

Foto: Eddie Keogh/ Reuters
A QUEDA DE FELIPÃO

Juca Kfouri


A língua parece ser uma barreira intransponível para os técnicos brasileiros de ponta nos clubes de ponta da Europa.

Primeiro foi Luxemburgo, embora o espanhol seja mais fácil, no Real Madri.Agora chegou a vez do Felipão.

Em Portugal, sucesso!

Na Inglaterra, queda.

Para quem faz dos esquemas táticos sua grande arma, como Luxemburgo, ou da liderança psicológica, como Felipão, o perfeito entendimento é essencial.

Em clubes menos exigentes, ainda dá.Nos como Chelsea, Real Madri etc, não tem dado.

A língua do futebol não é tão universal assim.

E o Dunga que se cuide...

Fontes: Reuters, Juca Kfouri

O Chelsea demitiu o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari nesta segunda-feira, depois de apenas sete meses no comando da equipe inglesa.

Uma série de atuações ruins, culminando com o empate de 0 x 0 em casa com o Hull City no sábado, deixou o Chelsea longe da disputa pelo título inglês, sete pontos atrás do líder Manchester United.

Felipão, campeão da Copa do Mundo de 2002 com a seleção brasileira e vice na Eurocopa de 2004 com Portugal, foi contratado pelo Chelsea na metade do ano passado para o lugar de Avram Grant.

"Luiz Felipe Scolari foi demitido como técnico do Chelsea Football Club com efeito imediato", disse um comunicado do time em seu site oficial.

"A diretoria do Chelsea gostaria de expressar nossa gratidão por seu período como técnico."

"Felipe trouxe muitas coisas positivas ao clube desde que foi contratado e sentimos tristeza que nosso relacionamento tenha terminado tão rápido", afirmou a nota.

"Infelizmente os resultados e performances da equipe parecem ter piorado num momento-chave da temporada."

O clube informou que o auxiliar Ray Wilkins assume o cargo temporariamente.

Scolari foi o segundo técnico do Campeonato Inglês a ser demitido nesta segunda-feira, após a saída de Tony Adams do Portsmouth. Apesar da crescente frustração dos torcedores do time londrino com o brasileiro, sua saída é uma surpresa.

Foto: Reuters

Uma sequencia mostra a decepção de Scolari vendo a sua equipe Chelsea, no jogo contra o Manchester United, no ano passado, quando a equipe que comandava encerrou uma série de 86 jogos invictos, jogando em casa, no Stamford Bridge. Desde então...

"Agradeço a oportunidade de ter trabalhado no Chelsea e no futebol Inglês. Foi uma experiência muito valiosa. Lamento que a convivência com todos não tenha sido duradoura. Desejo sorte para o Chelsea nas três competições que está disputando", afirmou Scolari em comunicado, no qual afirma que continuará morando em Londres.

O Chelsea está em quarto lugar no Campeonato Inglês e avançou para a fase eliminatória da Liga dos Campeões contra a Juventus, mas o treinador pagou o preço pelo que está sendo considerada em Stamford Bridge uma campanha sem sucesso.

A nota do clube acrescenta: "Para manter uma disputa pelos troféus que ainda estamos lutando, sentimos que a única opção era fazer a mudança agora. A busca por um novo treinador já começou e esperamos ter alguém no cargo o mais rápido possível".

Scolari começou de maneira brilhante no Chelsea, com seis vitórias e dois empates nas oito primeiras partidas da liga. A equipe liderou a tabela por várias semanas até a metade de novembro.

As substituições de Felipão também foram questionadas pelos torcedores, que o insultaram no sábado com gritos de "você não sabe o que está fazendo".

A seleção brasileira sob o comando de Dunga vai jogar contra a seleção italiana amanhã, dia 10, na glaterra. Felipão está desempregado e morando lá.



Postados por Toinho de Passira