12 de fev. de 2009

‘SENSAÇÃO FOI DE PRAZER’
diz coronel brasileiro que ajudou no resgate de refém das Farc

Foto: EFE

O Brasil cedeu 18 tripulantes e 2 helicópteros modelo Cougar do 4º Batalhão de Aviação do Exército, com base em Manaus, para auxiliar na operação. Enquanto uma aeronave partia para os resgates, a outra esperava em solo, de reserva, com os outros 13 militares a postos.

Fontes: Fontes: Diario Metro, Estadão , El Espectador, Los Tiempos, Estadão

O coronel Achiles Furlan Neto, chefe do grupo de militares brasileiros que participa da missão humanitária que resgatou cinco reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), disse concluir sua missão com "uma sensação prazerosa".

O governo colombiano e a Cruz Vermelha ao agradecerem ao Brasil pela participação na operação de resgate falam em um ponto fundamental que fizeram as coisas acontecerem a contento: a discrição.

O Governo Lula agiu corretamente, nunca esperávamos ter de escrever isso, nessa missão de resgate aos reféns da FARC em todos os aspectos, principalmente por não ter tentado tirar vantagem política do evento.

O nosso Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, restabelecendo momentaneamente o bom senso, ao final da operação, fez questão de frisar que o resgate era uma iniciativa e uma operação da Cruz Vermelha Internacional, que o Brasil estava feliz em poder apoiar.

Essa operação de resgate em nada se assemelhou com a que foi montada por Hugo Chávez, fins de 2007, trajando roupa de combate, acompanhado de jornalistas de todo mundo e até do cineasta americano Oliver Stone que queria fazer um documentário do evento, o que obviamente ajudou no fracasso da missão.

Foto: AFP/Getty Images

EMOÇÃO DO RESGATE: A chegada noturna da selva amazônica colombiana com o refém libertado Juan Fernando Galicia (na janela do centro iluminada)

Os militares brasileiros que participaram dessa missão estavam conscientes da obrigação de distanciamento das questões políticas e se subordinaram a filosofia da Cruz Vermelha internacional, de neutralidade absoluta.

A entrevista do coronel Achiles Furlan Neto que comandou a missão é um exemplo de correção de como deve se comportar quem participa de eventos como esse, e preocupa-se em deixar a porta aberta, para possibilidades de eventual repetição.

O coronel adianta aos jornalistas que só está autorizado a falar da própria emoção e da boa sensação de dever cumprido, e a disposição de repetir o gesto se tiver a oportunidade de ser convocado.

“Ter podido participar "da libertação de cinco sequestrados que puderam se reencontrar com suas famílias é algo tão bonito que te faz seguir" adiante, declarou o brasileiro sobre a experiência

"É muito bonito. “Sentimo-nos bem e essa sensação é vivida por todos os membros da tripulação e até do restante da equipe que se encontrava no Brasil.” disse.

GOVERNO COLOMBIANO AGRADECIDO

Foto:Fernando Vergara/AP

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, viajará em 16 de fevereiro ao Brasil especialmente para agradecer ao colega Luiz Inácio Lula da Silva a ajuda prestada na recente libertação de seis reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), na quinta-feira passada, Uribe telefonou para Lula e agradeceu-lhe o apoio do Brasil à missão humanitária que recebeu os reféns soltos pelas Farc

O chanceler colombiano francamente emocionado disse como cidadão que não tinha palavras para agradecer ao governo brasileiro, a forma como ajudaram a trazer se segurança, de volta ao convívio de seus familiares, os cinco cidadãos colombianos. "O presidente Uribe quer agradecer o apoio discreto e eficaz" do Brasil na libertação dos seqüestrados. - finalizou


REFÉNS LIBERTADOS

Fotos: AFP/Getty Images

Alexis Torres Zapata, membro da Polícia Nacional, e William Giovanni Rodríguez, soldado do Exército – reféns das Farc por um ano e meio.

Fotos: AFP/Getty Images

Juan Fernando Galicia e José Walter Lozano, membros da Polícia Nacional reféns das Farc por um ano e meio.

Fotos: AFP/Getty e Reuters Images

O ex-governador do departamento de Meta Alan Jara que era refém havia sete anos e meio e Sigifredo López, havia sido sequestrado em abril de 2002


Permalink

Postados por Toinho de Passira