6 de fev. de 2009

QUEM PODE ESQUECER O CASTELO MONALISA?

Foto: Arquivo Conlar Moveis

Fontes: VEJA, Conlar Imoveis

O Castelo do Deputado Edmar Moreira está localizado no município de São João Nepomuceno, distrito de Carlos Alves, a 70 quilômetros de Juiz de Fora., numa aréa do terreno 8 270 000m². Possui uma área construída de 7 500 m², (maior que o Castelo de Neuschwanstein, nos Alpes da Baviera, que inspirou o castelo da Cinderela de Walt Disney), o custo estimado da construção é de R$10 milhões.

A majestosa construção que está sendo anunciada pela corretora mineira, Conlar Imoveis para venda, como se fosse um hotel Fazenda de Luxo, pelo valor de R$ 32.000.000,00 descreve-o como tendo 32 suites, 18 salas, 8 torres, 1 cozinha industrial para atender 200 pessoas, 275 janelas,1 piscina com cascata, fontes e espelhos d'água 1 lago artifical,1 capela, dois elevadores, sistema de aquecimento central, uma capela e um anexo de lazer, com sauna, salão de jogos e de ginástica.

Também possui uma adega subterrânea climatizada, com capacidade para 8 000 garrafas. As quase três centenas de janelas são feitas de madeira sucupira. As escadarias são de granito escuro.

Entra-se no “Castelo dos Moreira” por um enorme portão de ferro. De lá, uma sinuosa estrada de 4 quilômetros percorre o quintal de 8 milhões de metros quadrados e leva até a casa. Ao longo de suas curvas, postes metálicos sustentam luminárias e caixas de som.

Das oito torres do castelo, a mais alta é a que abriga no topo a suíte do casal, com 110 metros quadrados. Tem 47 metros de altura, igual a um prédio de treze andares. Cada uma das 32 suítes conta com quatro cômodos: quarto, sala de estar, closet e banheiro.

O dono é o deputado Corregedor da Câmara Edmar Batista Moreira. Aos 59 anos, um ex-capitão da Polícia Militar que, da noite para o dia, se transformou em empresário bem-sucedido e deputado federal e a dona é Júlia Fernandes, de 52 anos, nascida de uma família humilde.

O castelo de Edmar e Júlia nasceu de um desejo dela. A mulher do deputado ficou enciumada quando um irmão de Edmar, Elmar, comprou a fazenda mais bonita da região. "Se eles têm a melhor fazenda, então eu quero um castelo", teria dito.

O "capitão Edmar", como é conhecido, não poupou esforços e criatividade para superar o irmão. Estima-se que, em doze anos de obras, a construção tenha consumido 10 milhões de reais – mais do que o preço de muitos castelos de verdade no interior da França. Agora, pronto em todo seu esplendor, o palácio serve de casa de campo para o casal passar os fins de semana e receber eventuais convidados. Entre eles lá esteve, em 1993, o então presidente da República, Itamar Franco.