5 de nov. de 2010

Preconceito contra nordestinos pela vitória de Dilma

NORDESTE
Preconceito contra nordestinos pela vitória de Dilma
Nem íamos tocar nesse assunto, mais minha amiga do Blog “Dois em Cena”, fez uma cativante defesa dos nordestinos, e nos citou nominalmente entre os nordestinos que mereciam ser defendidos. Legalmente a OAB de Pernambuco entrou com uma queixa crime, visando uma punição contra uma estudante de Direito, tida com a infeliz criadora e divulgadora das mensagens racistas, e de incitação a crime, (sugeria aos paulistas que afogassem os nordestinos) divulgadas em seu perfil no Twitter

Foto: Rafael Medeiros

Desculpem, mas não dá para se sentir inferiorizado aqui, em Porto de Galinhas, diante das piscinas naturais escavadas, pela natureza, nos arrecifes.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Terra, Dois em Cena, Correio Braziliense, Blog do Lucio Neto, Notalatina, Brasil Wiki

Todo mundo está culpando uma estudante de direito de ser a mentora de uma divulgação massiva no twitter, de mensagens contra os nordestinos, numa delirante campanha tentando desmerecer os brasileiros dessa região, por terem sido, na opinião dela e seus seguidores, responsáveis pela eleição da candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff.

Noticia-se que como conseqüência, ela perdeu o estágio que fazia num importante escritório de advocacia e está sendo acionada via OAB de Pernambuco, pelos crimes de preconceito, racismo e incitação a violência.

Contribuindo para que ela, a estudante, seja esquecida, o mais rapidamente possível, não vamos divulgar o seu nome.

Queremos registrar que durante a campanha presidencial ouvimos, por aqui, partidários de Dilma, afirmarem que não se devia votar em José Serra, pois ele não gostava de nordestino, não iria, caso eleito, cuidar do nordeste como Lula cuidou. Também diziam que se eleito o ex-governador de São Paulo, ia acabar com a bolsa família e prejudicar os aposentados.

Agora estamos lendo que os petistas afirmarem que essa "onda de ódio contra os nordestinos é fruto da campanha raivosa de José Serra". Repete-se a velha prática petista em transformar vitimas em culpados e os verdadeiros culpados em aliados.

Agradecemos em nome dos nordestinos a amiga do “Dois em Cena”. Particularmente nos sentimos honrados, por termos sidos equiparados a blogueiros nordestinos valorosos e famosos como o rio-grandense do norte, Lucio Neto, do “Blog do Lucio Neto” e a Graça Salgueiro do irretocável "Notalatina”.

O posicionamento da jovem estudante de direito é sobremaneira absurdo, pois além de todas as insanidades que o gesto contém, parte de uma premissa errada, pois como tão bem analisa o Blog do Lúcio Neto, mesmo sem os votos dos nordestinos e nortistas, Dilma Rousseff teria sido eleita. Os votos dessas duas regiões serviram apenas para aumentar a distancia entre os dois candidatos.

Essa história de complexo de superioridade sulista sobre os nordestinos é uma bobagem tão grande, tão em desuso, que nem merece uma analise mais acurada. Somos cidadãos planetários, usando twitter e nos comunicando freneticamente mundo a fora, não dá para imaginar que dentro do mesmo país, alguém possa ser discriminado pela região onde nasceu ou mora.

O decepcionante é que essas caducas ações tenham partido de jovens que nasceram quando tudo isso parecia já sepultado como um hábito de incivilizados cidadãos pré-históricos.

Discriminação, racismo e preconceito são palavras pobres, pornográficas inadequados ao vocabulário dos seres humanos vivendo em sociedade no século XXI da era cristã.

Não vamos cair em tentação de defender o nordeste, dizendo das nossas qualidades e riquezas materiais e culturais, fazendo comparações com outras regiões do país. Isso seria aceitar a discriminação, acionando um protocolo de defesa.

Aconselhamos essa menina e suas amigas, a largarem esse tal de twitter e tomarem o rumo do nordeste, nas próximas férias. Venham queimar suas bundas paulistas (quem primeiro falou da bunda dela foi o “Blog Dois em Cena”) em nossas praias, depois subir nas ladeiras de Olinda, atrás da “Pitombeira”, levar um “acocho” no Galo da Madrugada e terminar um dia mergulhando no mar de Fernando de Noronha.

Encerrando o assunto podemos dizer, que ser chamado de nordestino, nunca foi uma ofensa, só nos enche de orgulho, tanto quanto ser chamado de brasileiro.


3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Em Cena disse...

huahuahuahua. Eu vendo a foto fiquei com vontade de queimar a bunda ai também. Beleza de lugar!

Ajuricaba disse...

Como seu leitor antigo, tomei a liberdade de copiar essa foto e divulgá-la em meu novíssimo projeto, ainda incipiente, vinculando ao seu blog
http://juntandomeusamigos.blogspot.com/
Como morei minha infância e adolescência em Recife, o Nordeste está profundamente enraizado em mim, e coisas desse tipo me maltratam muito.
Também sou leitor da Dois em Cena, o que me inspirou ainda mais.
Ajuricaba seu amigo leal.