6 de nov. de 2010

Ferrovia da Maconha ligava México e Estados Unidos

MÉXICO – ESTADOS UNIDOS
Ferrovia da Maconha ligava México e Estados Unidos
Autoridades mexicanas e americanas descobriram um túnel com quase 25 toneladas de maconha entre Tijuana, no México, e San Diego, na Califórnia

Foto: Associated Press

O metrô da maconha, apesar de rústico, era bem construído e eficiente. Tinha ventilação e iluminação própria

Postado por Toinho de Passira
Fontes: EFE, Vide Verso, G1

Autoridades do México e dos Estados Unidos anunciaram terem localizado um túnel de 600 metros, equipado com um sistema ferroviário rudimentar, montado para transportar drogas, que ligava a cidade de Tijuana, no México à San Diego na Califórnia, nos Estados Unidos, onde estavam escondidas de 24,5 toneladas de maconha, parte dela, 4,5 toneladas, ainda em território mexicano, prontas para embarcar.

Segundo as autoridades o pequeno mais eficiente trem podia fazer o percurso Tijuana-San Diego, em apenas dois minutos.

Foto: Associated Press

A entrada do túnel, em Tijuana

O local para acessar o túnel do lado mexicano é um buraco de 80 centímetros de diâmetro, levando a uma escada de cinco metros. Ao fim encontrava-se a estação, uma sala de quatro metros quadrados, de onde partia o pequeno comboio de carga, em direção aos Estados Unidos.

A descoberta deste túnel significou uma das apreensões mais importantes de droga nos Estados Unidos, de acordo com funcionários de Imigração e Alfândega americanas.
As 4,5 toneladas de maconha encontradas do lado mexicano foram a terceira descoberta deste tipo que ocorre em pouco mais de duas semanas em Tijuana. Nesta cidade, a mais movimentada da fronteira do México, atua o cartel dos Arellano Félix e outras organizações, consideradas responsáveis pela construção destes túneis para o contrabando da droga.

A apreensão aconteceu depois que, na terça-feira, junto com as eleições legislativas americanos, a Califórnia votou contra a legalização da maconha para uso pessoal recreativo no Estado.

Foto: Associated Press

Soldados mexicanos montam guarda fora do armazém onde encontra-se o túnel do metrô da maconha, em Tijuana, na fronteira México-EUA


Nenhum comentário: