10 de set. de 2010

BRASIL - FRANÇA: “Le Monde” diz que Brasil brinca com nervos da França

BRASIL – FRANÇA
“Le Monde” diz que Brasil brinca com nervos da França
O Jornal Frances “Le Monde” fala do constante adiamento da decisão do Brasil em comprar os aviões caças Rafale, que daria uma injeção de bilhões a combalida economia de armamento francesa. O jornal comenta a declaração do Ministro Jobim, que diz que o fato só será decidido após as eleições, dizendo que Lula não quer prejudicar a sua candidata e por isso não toma nenhuma decisão polêmica até o pleito

Foto: Reuters

O marido de Carla Bruni, o baixinho Sarkozy, tem agüentado Lula todo esse tempo, na esperança de vender ao Brasil, seus aviões rejeitados pelo resto do mundo. Espera que nesses meses que prometeu fazer misérias, Lula cumpra a palavra e compre o caça Rafale

Toinho de Passira
Fontes: ”thepassiranews, Le Monde, BBC Brasil

O jornal francês Le Monde diz em sua edição desta sexta-feira que o governo brasileiro está “brincando com os nervos” da França ao adiar o anúncio sobre a compra de caças, que vem sendo prometido há meses.

O Rafale francês, fabricado pela Dassault, disputa a licitação para a venda de 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) com o Gripen NG, da sueca Saab, e o F-18 Super Hornet da americana Boeing, em um negócio estimado em pelo menos US$ 6 bilhões.

Na terça-feira, 7 de setembro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou que a decisão sobre os caças será anunciada logo depois das eleições.

"Há meses o governo brasileiro brinca com os nervos das autoridades e industriais franceses ao demorar para dar sua resposta" sobre o negócio bilionário, disse o jornal.

Na verdade o jornal foi econômico, o governo Lula prometeu a Nicolas Sarkozy há um ano, quando o presidente francês veio assistir o desfile de 7 de setembro no Brasil, que iria tomar uma decisão favorável ao avião de caça Rafale, fabricado pela França, que ninguém até agora quis comprar.

O artigo de capa do Le Monde diz que o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva decidiu adiar várias decisões importantes para não prejudicar a candidatura de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais.

Segundo o jornal, resta ao governo francês, diante do silêncio brasileiro, reafirmar periodicamente sua "confiança" em relação à vitória na licitação, lembrando que Lula e o ministro Jobim já expressaram sua preferência pelo Rafale.

Embora a comissão de integrantes da Força aérea brasileira, tenham posto o caça de Sarkozy, o Rafale, da empresa Dassault, em terceiro e último lugar no relatório técnico entregue pelo Comando da Aeronáutica ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, em janeiro desse ano.

O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.

Os militares afirma que o avião sueco, o Gripen NG, é mais barato, de manutenção menos dispendiosa, com uma tecnologia com mais possibilidade de desenvolvimento, entre outros itens favoráveis.

Isso se contrapõe, a uma decisão pró-Rafale que chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em 7 de setembro de 2009.

Outro assunto polêmico que Lula preferiu adiar, segundo o Le Monde, é o caso de Cesare Battisti, afirmando que Lula é contrário à extradição do ativista italiano, já autorizada pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro.

O jornal afirma que Lula "não quer dar à oposição a oportunidade para utilizar esses assuntos e causar dificuldades para Dilma Rousseff".

Em resumo, essas e outras peraltices, o presidente Lula deixou para fazer depois de outubro, nos dois meses finais do seu governo. Lembram que ele disse em Recife que estava com a caneta cheia de tinta e disposto a fazer miséria nesses últimos dias(?) Que Deus tenha pena de nós!


Nenhum comentário: