18 de set. de 2010

AFEGANISTÃO: Eleições com mortos, feridos e fraudes

AFEGANISTÃO
Eleições com mortos, feridos e fraudes
As eleições legislativas para renovar parte dos legisladores afegãos ocorreram neste sábado, debaixo de ataque talibã e denúncias de fraudes, que apontam mais uma vez na direção do presidente Hamid Karzai

Foto: Majid Saeedi/Getty Images

Afegão cumpre o seu dever de votar, mesmo debaixo de ameaça terrorista talibã

Toinho de Passira
Fontes: O Globo , Portal Terra, Publico, The New York Times, Associated Press, Afghan News

O Afeganistão contabilizou ao final das eleições ocorridas hoje, sábado 18, quando se renovará parte do Legislativo nacional, 41 mortos e 107 feridos. Ao longo do dia, morreram 11 civis, três policiais, um militar e 27 talibãs. Mesmo assim, destacaram que o nível de segurança foi melhor que o das eleições presidenciais de 2009, o último pleito do país.

Essa é a segunda eleição ocorrida desde a queda do regime talibã, em 2001, apesar da violência, as autoridades confirmam um comparecimento de 40% dos eleitores. Destaque-se que mais de 1.561 centros de votação, dos 6.835 planejados, não puderam ser abertos por temores sobre segurança.

Foto: Saurabh Das/Associated Press

Nessa enorme cédula eleitoral, os afegãos escolhem os seus candidatos

Mais de 2,5 mil candidatos concorreram a 249 vagas na Câmara baixa do Parlamento (Wolesi Jirga). Soldados e policiais afegãos passaram o dia em alerta e contaram com o apoio de quase 150 mil soldados estrangeiros.

O Talibã disse, em comunicado na internet, que realizou mais de 100 ataques durante a jornada eleitoral.

As eleições foram vistas como um teste de credibilidade para o presidente Hamid Karzai. Porém, poucas horas após o fim da votação, já começam a surgir relatos de fraudes diversas.

Foto: Majid Saeedi/Getty Images

Afegã é marcada com tinta no indicador direito, para evitar repetição do voto

Os observadores internacionais davam conta de várias irregularidades no voto: desde o uso de cartões de eleitor falsos as tentativas de suborno ou intimidação de eleitores, até pessoas que tentavam limpar a tinta marcadora dos dedos para conseguirem votar mais do que uma vez.

O general David Petraeus, comandante das tropas da OTAN no Afeganistão, elogiou os afegãos que enfrentaram as ameaças e foram votar. Mas ninguém chegou a chamar a votação de um sucesso, dada as acusações de fraude que acompanha as eleições afegãs desde a eleição do presidente Karzai.

A primeira contagem de votos parciais são esperados na próxima semana. Os resultados completos preliminares não são esperados até o final do mês e os resultados finais no final de outubro, após denúncias de fraude serem investigadas.


Nenhum comentário: