3 de fev. de 2010

BRASIL - EUA - A missão do perigoso novo embaixador americano

EUA – BRASIL
A missão do perigoso novo embaixador americano
O embaixador Tomas Shannon assume a embaixada americana em Brasíla, com a missão primordial de prepara a visita do presidente Obama ao Brasil. Vai elaborar textos de tratados comerciais e de posicionamento político dos dois países em conjunto com o Itamarati. É bom ficar de olho, pois aliada a sua fama de diplomata experiente une-se a de jogar pesado e ganhar sempre. Manuel Zelaya, ex-presidente de Honduras, sentiu na carne sua atuação.

Fontes: El Heraldo, Agência Brasil, La Vanguardia, thePassiranews, thePassiranews

Na quinta-feira (4), o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, apresentará oficialmente suas credenciais ao Presidente Lula, e já na ocasião anunciará juntamente com o Itamarati, a visita do presidente americano Barack Obama, ao Brasil, no segundo semestre deste ano, bem em cima das eleições presidenciais no Brasil.

Para alinhavar os detalhes, ainda neste semestre a secretaria de estado americano Hillary Clinton também virá ao Brasil, dentro de uma estratégia de aproximação política e comercial.

Na segunda-feira, 01, aconteceu a cerimônia de confirmação de Shannon no cargo, no prédio do Departamento de Estado, em Washington (Estados Unidos). A solenidade reuniu cerca de 300 pessoas – entre parlamentares, representantes do governo e diplomatas. No discurso, Hillary destacou o papel do Brasil. Segundo a secretaria de Estado, o presidente Lula exerce um papel de liderança regional na América Latina.

Thomas A. Shannon Jr., chamado pelos americanos como Tom Shannon, é um diplomata experiente e conhecedor da America Latina, como teórico é mestre e doutor em política pela universidade de Oxford. Nos últimos quatro anos serviu como o Secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental.

Já serviu na embaixada americana em Brasília e na Venezuela nos fins dos anos 90.

Foto: Orlando Sierra/AFP/El Heraldo

Zelaya feliz recebe o embaixador Tom Shannon, na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, pensando que estava abraçando um aliado, levou um drible

A última proeza de Thomas Shannon foi ter convencido Manuel Zelaya, confinado na embaixada brasileira em Tegucigalpa, Honduras, a assinar um tratado que praticamente oficializou o governo de Roberto Micheletti, tido até então pelos Estados Unidos como golpista, e ter aberto a possibilidade, depois confirmada, do reconhecimento americano da legitimidade das eleições presidenciais em Honduras.

Quando da assinatura do acordo, Thomas Shannon foi saudado pelos partidários de Zelaya, como sendo o salvador do presidente deposto. Alguns até pediriam que o americano autografasse os chapéus dos zelaystas que consideravam o momento como histórico.

Depois decepcionado, Manuel Zelaya descobriu que o acordo só lhe prejudicava e protestou com uma carta ao governo Obama.

Muito gente estranhou o fato de Manuel Zelaya, ter assinado uma acordo tão estranho e desfavorável. Os jornais de Honduras e da Espanha, disseram que o americano havia enganado o ex-presidente hondurenho, com um “pacto secreto para sua restituição” um engodo que tapeou o ingênuo hondurenho.

Um denuncia mais grave partiu do correspondente do jornal espanhol, La Vanguardia, ao firmar ter tomado conhecimento, atráves de autoridades hondurenhas, que para conseguir aprovação de Zelaya, num acordo que tinha muitos pontos que lhes eram desfavoráveis, o subsecretario americano Thomas Shannon havia “convencido” o presidente deposto a assinar, depois de mencionar a possibilidade de Héctor Zelaya, filho do Presidente deposto, que se encontra nos Estados Unidos, está correndo risco de ser indiciado por narcotráfico.


Hector Zelaya e Lulinha da Silva, filhos calcanhares de Aquiles

A experiencia está dizendo que o cara joga pesado, sabe ganhar e é do time dos americanos e não respeita nada para vencer. Por essas e por outras, é de bom alvitre que o Presidente Luis Inácio Lula da Silva e o seu herdeiro Lulinha ponham, desde já, as respectivas barbas de molho.


Nenhum comentário: