25 de fev. de 2010

ESTADOS UNIDOS: Baleia assassina mata tratadora no Sea World

ESTADOS UNIDOS
Baleia assassina mata tratadora no Sea World
Telly a baleia atacou e matou a sua tratadora Dawn Brancheau violentamente num dos tanques do Parque Sea World na Florida

Foto: Arquivo

Dawn brincando com a baleia Telly numa foto promocional do parque

Fontes: Bussiness Insider, BBC Brasil, The Gainesville Sun

Segundo os relatos iniciais, Dawn Brancheau estava acariciando o focinho da orca num dos tanques auxiliares, depois de uma apresentação, quando foi abocanhada pelo animal e arrastada para dentro da piscina.

A tratadora Dawn tinha mais de 20 anos de experiência – 16 deles passados ao lado da baleia Telly, que pôs fim à sua vida.

A orca Telly - que pesa cerca de 5,5 toneladas – afogou, há 20 anos, outra pessoa em um parque do Canadá.

Foto: Arquivo

Um dos momentos do show, das baleias Orcas, também conhecidas como assassinas, no parque Sea World. Na verdade elas são muito próximas dos golfinhos e receberam o apelido estigmatizador por serem grandes predadoras.

Victoria Biniak, uma testemunha ouvida pela emissora de TV WKMG, afirmou que o ataque do animal foi tão violento que fez com que os sapatos da vítima fossem lançados longe.

Segundo ela, Telly, teria agarrado a treinadora pela cintura e batido nela por diversas vezes.

De acordo com a rede de TV MSNBC, um porta-voz do corpo de bombeiros de Orange County, John Murrall, afirmou que os paramédicos que chegaram ao local não conseguiram reanimar a vítima.

Foto: Arquivo

O parque já voltou a funcionaar, mas os shows das baleias estão suspensos por tempo indeterminado.

O turista brasileiro João Lúcio da Costa Sobrinho, conta que estava com a sua namorada em uma zona de observação subaquática, quando de repente vi a baleia passar com uma pessoa em sua boca, segundo o jornal The Gainesville Sun.

Diane Gross Brancheau, a irmã mais velha, da treinadora disse que sua irmã não gostaria que qualquer coisa feita à baleia, porque ela amava os animais e os tinha como crianças e que a família viu a morte de sua irmã como um acidente infeliz. A treinadora era casada, mas não tinha filhos.

Grupos de proteção dos animais, que há muito protestam com as condições como são tratadas as baleias no parque, dizem que o incidente poderia ser evitado se os animais não fossem mantidos em piscinas pouco espaçosas, que eles chamam de "banheiras".


Um comentário:

Anônimo disse...

apesar de serem animais muito lindos e docios,eles também tem extresse e uma dura rotina de shows possa ter acarretado o ataque e morte da treinadora.Bonito é mais cansa.