12 de fev. de 2010

CARNAVAL 2010: A menina Rainha de Bateria da Viradouro

CARNAVAL 2010
A menina Rainha de Bateria da Viradouro
Júlia Lira reinará diante da bateria da Escola de Samba Viradouro, presidida por seu pai, ocupando espaço normalmente destinado a belas e sexies mulheres, causa polêmica dentro e fora das fronteiras do Brasil

Foto: Associated Press

A mídia internacional noticiou com fartura a história da menina rainha da bateria

Fontes: Huffington Post, O Globo, Estadão, Daily Mail

A mais jovem rainha de bateria do Rio de Janeiro, Júlia Lira, de apenas 7 anos, tem divido os holofotes nos preparativos para o tradicional Carnaval da cidade com as divas pop Madonna e Beyoncé.

A escolha de Júlia para seguir à frente da bateria da escola de samba Viradouro provocou polêmica e uma ação judicial por parte do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, que apontou a posição como inadequada devido a seu "apelo sexual".

Foto: Associated Press

Samba no pé não falta a jovem rainha Júlia para defender a bateria de sua escola a Viradouro

A palavra final foi deixada para a juíza Ivone Caetano, titular da Vara da Infância e da Juventude, que teria determinado na quarta-feira que ela poderia participar do desfile. A juíza, segundo assessores, não comenta o assunto.

Caso autorizada, Lira vai desfilar à frente da bateria no Sambódromo na madrugada de segunda-feira, observada por milhares de fãs e celebridades que devem incluir Madonna.

Foto:

ESTRELAS POPS DE SAMBISTAS: Beyoncé e Alicia Keys, só não são confundidas com mulatas originais, pois lhes falta samba no pé

As estrelas norte-americanas Beyoncé e Alicia Keys, que agitaram o Rio nos preparativos pré-carnavalescos, usaram fantasias para gravar um clipe em favelas cariocas, atraindo a atenção de fãs e da mídia. Beyoncé, por sua vez, abriu os festejos em Salvador, na noite de quarta-feira, com um show para 45 mil pessoas.

Mas a diva muito mais nova é que vem dominando as manchetes pré-carnavalescas. A escolha da menina para um papel em geral ocupado por modelos e estrelas de TV provocou um debate acalorado.

Foto: Associated Press

O pai de Júlia, Marco Lira, (foto) que também é presidente da Viradouro, defendeu a escolha da garota, dizendo que ela está fazendo o que quer e usará uma fantasia apropriada para crianças.

"Nenhum pai quer expor a filha. Ela vai desfilar porque ela merece isso", disse ele a jornalistas na quarta-feira.

Apesar da polêmica, as crianças tradicionalmente participam dos festejos de Carnaval, e a menina não é a primeira rainha de bateria mirim. Raíssa de Oliveira, a rainha de 19 anos da Beija-Flor, desfila desde os 7 anos e virou rainha aos 12.

Foto: Associated Press

Vivendo desde muito pequenina no ambiente da Escola de Samba Júlia Lira não será afetada com a nova missão no sambodromo

"Acho que isso é uma boa ruptura da percepção da rainha como símbolo sexual. O papel da rainha é acima de tudo apresentar a bateria da escola de samba", disse Hiram Araújo, diretor cultural da Liga Independente das Escolas de Samba.


Nenhum comentário: