8 de fev. de 2010

VENEZUELA: Chávez expropria edifícios para demonstrar poder

VENEZUELA
Chávez expropria edifícios para demonstrar poder
Antes de começar seu programa televisivo, o presidente Chávez passeando pelo centro de Caracas, resolveu expropriar construções e desalojar comerciantes, de edifícios que considera históricos, utilizando um dispositivo constitucional, que lhe permite apoderar-se de qualquer propriedade privada, sem maiores explicações

Foto: Reuters

CAPRICHOS DE DITADOR: Chávez olhava para o edifício e exclamava: "Exproprie-se!".

Fontes: 2001, El Universal, 2001, El Nacional, AFP

No prelúdio do programa "Alô, Presidente", deste domingo, o presidente Hugo Chávez, enquanto caminhava pela Praça Bolívar, como um senhor feudal andando pela sua propriedade, acompanhado de sua filha María Gabriela e um grupo de seguidores, chamados de "guardiões do Libertador", determinou a expropriação de pelo menos quatro edifícios que considerou histórico.

"O que é aquele edifício?", perguntou Chávez à equipe de governo que o acompanhava.

"Um edifício privado de uma joalheria", recebeu como resposta para, imediatamente, exclamar: "Exproprie-se!".

"E este outro o que é?", voltou a questionar.

"Me disseram que aqui viveu (o libertador Simón) Bolívar recém casado. Exproprie-se!", prosseguiu.

Assim, Chávez pediu a expropriação de pelo menos quatro edifícios de propriedade privada no centro da capital.

Foto: Jornal 2001

Hotel La Catedral, um dos quatro imóveis expropriado pelo presidente venezuelano

"Temos que transformar isto em um grande centro histórico", concluiu.

“Não é possível que estes edifícios, com tanta história, com tanto legado, estejam ocupados por comerciantes. Isto é de todos os venezuelanos, é um centro histórico que devemos resgatar”, sublinhou Hugo Chávez sem precisar quantas propriedades vão ser alvos de expropriação.

Por outro lado explicou que os varejistas e restaurantes não podem ocupar as construções que circundam a Praça Bolívar e que alguns edifícios datam da era colonial e, portanto, devem ser propriedade e geridos pelo governo.

Hoje os comerciantes, e moradores dos edifícios, foram compelidos a começar a deixar as construções, segundo o jornal 2001 de Caracas.

Aparentemente não há nenhum plano formal do que fazer com as construções, apenas sugestões do que poderia ser feito, talvez museus, albergues ou instalar repartições públicas. Conclui-se que o fato foi mesmo decisão irresponsável e improvisada, do Presidente ditador venezuelano, Hugo Chávez, apenas um mote para dar início ao seu programa televisivo.

Foto: Jornal 2001

Os comerciantes instalados no Edifício La Francia pedem uma explicação ao governo federal, sem compreender como de uma hora para outra, perderam suas instalações, alguns deles comerciavam no local, há 45 anos.

"Estamos arrumado às coisas, porém, não sabemos a aonde vão nos levar, afirmou Rafael Garrido, proprietário de uma joalheria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando as desapropriações são feitas no Brasil, na Europa, Israel ou nos E.Unidos, os 'democratas de plantão'
não metem a colherzinha nem dão palpite infeliz. Quando emissoras de tv não têm sua licença renovada na Grã-Bretanha ou na Alemanha, os manés não falam em 'ditadura' ... = Ética seletiva e hipócrita da galera.