14 de fev. de 2010

CARNAVAL 2010: A música teatral do maestro Forró

CARNAVAL 2010
A música teatral do maestro Forró
Nada é mais criativo, bem humorado e internacional que a música pernambucana da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, sob a batuta do enlouquecido e genial regente Francisco Amâncio da Silva, o maestro forró. No You Tube não existe um video que lhe faça justiça. Na verdade nada substituí a emoção e a satisfação do que assisti-lo ao vivo.

Foto: Estúdio Carranca

Maestro maestro Forró, o gênio louco, e a primorosa Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

José Teles
Fontes: Revista Continente

Um maestro que rege em mangas de camisa (e camisas geralmente de cores berrantes), bermudas, e tênis. Costuma usar espalhafatosos óculos escuros e gesticula freneticamente o tempo inteiro. Como se não fosse o suficiente, ainda é conhecido como Forró. O nome de batismo: Francisco Amâncio da Silva, filho de José Amâncio da Silva, ou Zé Amâncio do Coco, autônomo (foi, entre outras coisas, doceiro, e borracheiro), e de dona Maria da Penha, professora.

Aos 31 anos, o maestro Forró dirige o mais polêmico grupo musical surgido em Pernambuco nos últimos anos: a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, bairro pobre da Zona Norte do Recife. Quase tão comentada quanto a música e a maneira histriônica do maestro à frente da orquestra:

“Acho que tem a ver com a minha experiência de ator. Em 1997 fui convidado para fazer sonoplastia na peça Viva o Cordão Encarnado, ainda com Luis Marinho vivo. E continuei fazendo música e teatro. Em São José do Rio Preto participei de uma oficina de ator, e quase continuo atuando”, explica ele. A música, porém, foi mais forte.

E a música que maestro Forró faz com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério é irrotulável, deliciosamente permissiva. Um aglomerado dos mais variados gêneros, estilos, ritmos regionais, enxertados com o que vier na cabeça do maestro.

De um coral num frevo-de-rua a um blues num frevo-de-bloco; do maracatu ao samba de gafieira. Mas não se trata aqui de iconoclastia gratuita. Ele é um desses raros iconoclastas que sabem construir estátuas, parafraseando uma frase feliz do falecido jornalista Paulo Francis. A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, montada por ele, atira para todo os lados, mas sempre acertando o alvo.

Veja mais sobre o maestro forró no site da excelente revista Continente, que lhe dedicou a capa de sua edição deste mês.

Conheça algumas faixas do CD e do DVD da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

MAESTRO FORRÓ, em Olinda, no You Tube





Nenhum comentário: