6 de out. de 2012

Prefeito João da Costa confessa estar de “alma lavada” com derrota de Humberto

BRASIL – rECIFE - Eleições 2012
Prefeito João da Costa confessa estar
de “alma lavada” com derrota de Humberto
Em entrevista a rádio Jornal, as vésperas das eleições, o prefeito petista do Recife, parece feliz com a derrota do seu partido na capital pernambucana, desconstrói seus inimigos João Paulo e Humberto Costa e ironiza os projetos mirabolantes do candidato Geraldo Júlio.

Foto: Vinícius Sobreira/Blog de Jamildo

O prefeito João da Costa dando entrevista na Radio Jornal

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Blog do Jamildo

Em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta sexta-feira (5), ao comunicador Geraldo Freire, o prefeito João da Costa (PT) estava bem humorado, não fugiu a nenhuma pergunta, alfinetou os companheiros petistas Humberto Costa e João Paulo, ironizou os projetos mirabolantes dos candidatos e se posicionou como capaz de liderar depois da derrota, o Partido dos Trabalhadores, em Recife.

João da Costa, destacou que é falsa a afirmativa de Humberto que se colocou como alguém "que atendeu aos chamados do partido" para assumir o posto de "alternativa" do PT para o Recife. O prefeito disse que Humberto já vem trabalhando nesse projeto há três anos.

"Humberto trabalhou nesse projeto desde o meu rompimento com João Paulo (em 2009). Ele quis ser a alternativa do PT. Ele projetou que, vencendo no Recife, estaria se cacifando para enfrentar o PSB a nível estadual", afirmou o prefeito.

João da Costa ainda lembrou que no pós-prévias, ainda antes do cancelamento do processo, Humberto demonstrou que queria ser o candidato, agindo inclusive sem o conhecimento do outro postulante, Maurício Rands, que contava com o apoio de Humberto.

"Na segunda-feira, um dia após as prévias, Humberto se encontrou com Eduardo Campos (PSB). Naquele dia ele foi ao governador se apresentar como alternativa, antes mesmo da definição da Direção Nacional."

"Na primeira reunião (em São Paulo) depois das prévias ele se colocou como alternativa", lembrou João da Costa, referindo-se ao encontro em que a Direção Nacional confirmou o cancelamento das prévias e definiu a realização de um novo processo.

João da Costa (PT) foi impedido de se candidatar à reeleição, já que o partido considerou que o processo de prévias desgastou a imagem dele e do então deputado federal Maurício Rands. Humberto foi colocado como alternativa, sob protesto dos partidários de João da Costa. A campanha do petista no Recife acabou não conseguindo unir o partido ou, muito menos, a Frente Popular.

Perguntado se o cenário das eleições, em que Humberto seguiu decadente e se encontra em terceiro lugar, com poucas chances de disputar o segundo turno, teria deixado o prefeito "de alma lavada", João da Costa confirmou.

"De alma lavada, mas não alegre. Até porque eu também vou pagar um preço por tudo isso. Isso é uma derrota não só eleitoral, mas política. É uma derrota ruim para o partido. Eu perco muito", disse o prefeito, que pretende liderar um processo de renovação no partido, se colocando como um novo líder, substituindo nomes como os de João Paulo e Humberto Costa.

Por fim o prefeito do Recife, João da Costa (PT), disparou uma farpa contra o ex-prefeito, que indicou João da Costa para substituí-lo, rompeu com o atual prefeito após seis meses de gestão, alegando ter sido "traído". Hoje, João Paulo já articula a expulsão de João da Costa do partido. E João da Costa traz de volta o passado do seu desafeto.

"João Paulo não tem credibilidade para tentar me expulsar do partido. Ele passou um ano tentando sair do PT, procurando outro partido. Foi com a ficha pedir para Eduardo (Campos) para ir para o PSB, mas o governador não aceitou porque iria dar muita confusão por lá", afirmou João da Costa. "Depois já estava de malas prontas para o PV, mas desistiu.

"Quem tem moral para pedir expulsão de alguém sou eu", disparou. Mas depois amenizou.

"Mas, num partido grande como o nosso, não podemos trabalhar pensando em expulsar alguém."

Questionado se, depois de todo esse processo, Humberto continuaria sendo o líder do partido no estado, João da Costa respondeu com ironia.

"Eu sou otimista", disse, afirmando que lutará para que isso não aconteça.

O prefeito reiterou que o partido, a nível nacional, precisa se renovar. Lembrou a votação presidencial de dois anos atrás, em que Marina Silva (então no PV) teve votação próxima à de Dilma na maioria das grandes cidades e que isso já mostrava uma sede do eleitorado por algo novo. Para ele, o partido no Recife precisa passar por isso também, substituindo as "velhas lideranças" por gente nova (ele).

Bem humorado, o prefeito ironizou também o excesso de promessas de Geraldo Julio (PSB) durante a campanha eleitoral.

"Eu, como cidadão recifense, estou em êxtase. Pelo que estou vendo nessa campanha, a partir de janeiro essa cidade vai ser um paraíso. Teremos ComPaz, milhares de Upinhas, teleféricos..."


Nenhum comentário: