14 de out. de 2012

O argentino por trás das vitórias de Eduardo Campos

BRASIL - Pernambuco
O argentino por trás das vitórias de Eduardo Campos
Marqueteiro ‘hermano’ Diego Brandy vira guru do governador pernambucano

Foto: Andréa Rêgo Barros/SEI

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, considera indispensável seu marqueteiro em três esferas: nas disputas eleitorais, na direção do PSB e no comando do governo

Postado por Toinho de Passira
Texto de Vinicius Sassine- Enviada especial, para O Globo
Fontes: O Globo, Blog Social 1

Ao longo de todo o domingo passado, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, não esboçou qualquer preocupação com a possibilidade de segundo turno na disputa em Recife. Chegou a dizer, antes mesmo de as seções serem abertas para votação, que seu candidato, Geraldo Júlio (PSB), estaria a postos para trabalhar já às 7 horas do dia seguinte. Faltava a confirmação das urnas, o que ocorreu: Geraldo foi eleito com 51,15% dos votos válidos.

Diego Brandy, o discreto guru de Eduardo Campos
A certeza de Eduardo Campos se devia, entre outros fatores, ao trabalho de bastidor do marqueteiro argentino Diego Brandy, de 50 anos, figura que o governador de Pernambuco considera indispensável em três esferas: nas disputas eleitorais, na direção do PSB e no comando do governo.

O Guru argentino de Eduardo Campos, Diego abastecia a campanha com pesquisas internas diárias. No domingo, elas apontavam uma vitória de Geraldo com 55% dos votos. O que Diego escreve, o governador lê, há quase dez anos. O marqueteiro esteve por trás das ações do presidente nacional do PSB nas últimas cinco campanhas.

Diego é especialista em pesquisas de aceitação do candidato e análises de desempenho. Ainda na década de 90, conheceu na Argentina João Santana, ex-marqueteiro de Dilma Rousseff, e Duda Mendonça, ex-marqueteiro de Lula e réu do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Um sócio de Duda fez amizade com Diego e o apresentou, em 2005, a um publicitário que fazia as campanhas de Eduardo Campos. E foi esse publicitário que o levou até o político pernambucano.

Em 2003, Diego já havia feito uma pesquisa para Campos, mas não se conheceram naquela ocasião. No ano seguinte, fez sondagens sobre a disputa para a prefeitura do Recife — o PSB só conquistaria o poder na cidade 12 anos depois, com a eleição de Geraldo Júlio.

PARCERIA COM SOCIALISTA VEM DESDE CAMPANHA VITORIOSA DE 2006

A parceria com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que iria desembocar em uma amizade, fez o argentino Diego Brandy se mudar da Bahia — onde prestou serviços ao petista Jaques Wagner — para Pernambuco. Estabeleceu-se em Recife definitivamente em 2006, ano da primeira eleição de Eduardo Campos ao governo do estado, quando fez pesquisas internas para mapear as intenções de voto dos eleitores desde a pré-campanha. A partir daí, a parceria não parou mais.

O argentino fez sondagens para o PSB em 2008, analisou a popularidade de Eduardo Campos no governo estadual, elaborou avaliações de gestão, cuidou das pesquisas internas em 2010 e assumiu o marketing da campanha de Geraldo Júlio neste ano.

A pessoas próximas, Diego costuma dizer que sabe separar os serviços prestados às campanhas, ao partido e ao governo. Quando envolve dinheiro público, afirma, só participa por meio de concorrências públicas.

Foto: Andréa Rêgo Barros/Blog Social 1

PARABÉNS PARA O MAGO - O governador Eduardo Campos puxou o coro
para o amigo Diego Brandy, na festa de aniversário (29/09/2012)

O argentino tem uma atuação discreta, praticamente não conversa com a imprensa e evita aparecer em público com o governador. Com a eleição em primeiro turno de Geraldo Júlio, compareceu à festa de comemoração.

Nos últimos 15 dias de campanha, a equipe do argentino ouvia 600 recifenses diariamente, para elaborar os trackings que determinavam posteriormente os posicionamentos do candidato e do próprio governador, pai da candidatura.

Diego cuidou do discurso de Geraldo Júlio, da postura, inundou as ruas de Recife de cavaletes e santinhos. Não à-toa, a campanha do candidato de Eduardo foi a mais cara da disputa.

O marqueteiro, hoje, dedica-se quase que exclusivamente a serviços direcionados ao governador. Eles se falam com frequência. Eduardo Campos tem o hábito de reproduzir os conceitos adotados por Diego. No dia da votação, por exemplo, criticou as pesquisas eleitorais, registradas na Justiça Eleitoral, que indicavam uma possibilidade de segundo turno em Recife.

— Os pesquisadores vão a pontos de fluxo, e não à casa das pessoas — afirmava. Ele estava amparado nos levantamentos — cujos preços não são revelados — de seu guru argentino.

Diego costuma dizer que só faz pesquisa nas casas dos eleitores e não em pontos de fluxo. O marqueteiro errou a proporção de votos válidos obtidos por Geraldo Júlio — 51,15%, e não os 55% previstos —, mas, por uma pequena diferença, a certeza do governador foi confirmada na noite de domingo.


*Acrescentamos fotos e legendas a publicação original

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